24.9 C
Arapiraca
Sábado, 5 Julho, 2025

Manifestantes vão às ruas e quatro morrem em protestos por novas eleições no Peru

Os confrontos nos protestos que exigem a convocação antecipada de eleições no Peru e a renúncia da presidente Dina Boluarte já somam quatro manifestantes mortos, o último deles confirmado na província de Chincheros, no departamento de Apurímac, epicentro do conflito, segundo confirmaram a EFE fontes policiais. O falecido foi identificado como Jhonatan Lloclla, que se tornou a quarta vítima nos protestos que começaram após a prisão do ex-presidente Pedro Castillo por sua fracassada tentativa de golpe e a chegada de Boluarte à presidência na última quarta-feira.

Na província de Chincheros, manifestantes atearam fogo à sede do Ministério Público e em uma delegacia, relataram fontes da Polícia Nacional do Peru (PNP). “Precisamos de apoio em Chincheros! Que venha um helicóptero para dispersar a população. Somos apenas 30 soldados. Já estamos ficando sem munição, temos policiais feridos”, pediu um policial em um áudio ao qual a EFE teve acesso.

Da mesma forma, fontes policiais asseguraram que a multidão de manifestantes de Chincheros, estimada em cerca de 300 pessoas, já é superior ao efetivo das forças de ordem. Enquanto isso, em Andahuaylas, também em Apurímac e onde há duas mortes registradas, a presença de manifestantes foi reduzida para cerca de 500 pessoas, que continuam enfrentando as forças de segurança com foguetes, coquetéis molotov e outros dispositivos, segundo a PNP.

Para essa região, o governo de Dina Boluarte, por meio de seu ministro da Defesa, anunciou que será declarado um estado de emergência nas próximas horas para lidar com as manifestações. Por outro lado, a PNP alertou nas suas redes sociais que incorrerão em crime de motim todos que atentarem contra a integridade física dos agentes ou de outras pessoas e causarem danos patrimoniais.

*Com informações da EFE

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Produção de camarão desponta no agreste de Alagoas

A criação de camarão de água salgada não se...

Alagoas perde mais moradores do que ganha, aponta Censo 2022

Alagoas apresentou um saldo migratório negativo em 2022, segundo...

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

Entrou em vigor na sexta-feira (4) a lei que...

Visto estudantil para EUA: saiba quais publicações evitar para não ser rejeitado

A política anti-imigração de Donald Trump tem sido um...