quinta-feira, 9 dezembro, 2021
InícioAlagoasMédico destaca as causas e os fatores de risco da trombose –...

Médico destaca as causas e os fatores de risco da trombose – Saúde em Foco

Dr. Achiles Lima ressalta que as pessoas que trabalham desempenhando atividades onde passam muito tempo sentadas correm risco de desenvolver trombose

O Programa Saúde em Foco, transmitido pela NN FM, nesta sexta-feira (22/10), teve como tema a trombose. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o cirurgião vascular Dr. Achiles Lima.

De acordo com o Dr. Achiles, a trombose é a formação de um coágulo no sangue (trombo) que obstrui ou dificulta a circulação de um vaso sanguíneo ou artéria de qualquer parte do corpo. “O sintoma mais importante da trombose é a dor na perna, em seguida, a perna pode inchar muito ou um pouco e daí vem a dificuldade para caminhar porque, com o movimento, a dor aumenta e quando você se deita ou se senta e eleva as pernas, a dor alivia. Geralmente, a trombose ocorre em uma das pernas, é muito raro um paciente ter trombose nas duas pernas ao mesmo tempo. Outro sintoma é que a panturrilha pode ficar dura”, explica.

Segundo o médico, a trombose pode ocorrer em uma veia ou em uma artéria. “A trombose ocorre quando acontece uma alteração em alguma parte do corpo que gera o trombo, como um trauma provocado por um acidente, uma queda ou pancada, e também existem os fatores de risco como obesidade, tabagismo, uso de anticoncepcional e sedentarismo que podem desencadear a trombose. Pacientes acamados ou que passam muito tempo sentados também correm o risco de desenvolver trombose”, destaca o especialista.

O diagnóstico da trombose começa com o exame físico, conforme explica o Dr. Achiles, em seguida, o médica irá solicitar exames para confirmar o diagnóstico de trombose ou não.

O médico destaca ainda que as pessoas que trabalham desempenhando atividades onde passam muito tempo sentadas, como caminhoneiro, taxista, mototaxista, dentista e as demais atividades, precisam ter cuidado. “Sempre que puder, se levante e ande um pouco pela sala. No caso dos caminhoneiros, sempre que tiver uma parada, caminhe um pouco pelo posto. O movimento de acelerar e parar também ajuda na circulação do sangue”, ressalta.

O consultório do Dr. Achiles Lima funciona do Comercial Metropolitan, localizado na Av. Deputada Ceci Cunha, nº 1179, bairro Novo Horizonte, em Arapiraca. Contato: (82) 3530-8440, 99601-3333 ou 99961-4310. Ele também atende no Sindicato Rural de Arapiraca, localizado no Largo Dom Fernando Gomes, nº 26, no Centro de Arapiraca. Contato: (82) 3521-1889 ou 99925-5886.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a NN FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Veja a entrevista:

Reprodução: NN Play

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS