sexta-feira, 5 março, 2021
Início Arapiraca Médico especialista fala sobre úlceras mistas da perna no Saúde em Foco

Médico especialista fala sobre úlceras mistas da perna no Saúde em Foco

Dr. Achiles Lima explica que as úlceras mistas da perna são feridas que surgem na região do tornozelo, provocadas pela má circulação sanguínea

O Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, nesta sexta-feira (15/01), teve como tema úlceras mistas da perna. André Pepes entrevistou o médico cirurgião vascular Dr. Achiles Lima, que falou sobre as causas e tratamento.

De acordo com o Dr. Achiles Lima, as úlceras da perna são feridas que surgem na região do tornozelo, provocadas pela má circulação sanguínea, o que faz com que o sangue fique acumulado, preso nas veias, sem conseguir subir, causando o rompimento das veias e o surgimento de feridas. Segundo ele, alguns sintomas são inchaço, coceira, varizes, escurecimento da coloração da pele no tornozelo e sensação de cansaço nas pernas.

As úlceras da perna são causadas por doença venosa ou são de origem arterial, ou pelas duas causas, no caso, são as úlceras mistas. O médico destaca que as úlceras arteriais são causadas por um infarto da derme, que acontece quando falta sangue naquele região, ou seja, quando o sague não está circulando corretamente naquela região. E a má circulação do sangue pode ser provocada pelo colesterol alto, tendo em vista que o colesterol, que é gordura no sangue, gruda nas paredes das artérias, dificultando a passagem do sangue.

“Quando a pessoa perceber o aparecimento de manchas escuras, inchaço, cor da pele mais escura no tornozelo, vai subindo para perto do joelho, o surgimento de pequenas feridas, é preciso procurar um médico, principalmente se essa pessoa fica em pé durante muito tempo por conta do trabalho. É preciso procurar tratamento logo, antes que a pequena ferida se transforme em uma úlcera, cujo tratamento é mais complicado”, explicou o médico especialista.

O Dr. Aquiles ressaltou que existem tratamentos para as úlceras da perna, mas as pessoas precisam procurar o médico o quanto antes. “O tratamento pode ser através da ingestão de medicamentos ou por meio da aplicação de medicamentos diretamente nas feridas”, frisou.

O consultório do Dr. Achiles Lima funciona do Comercial Metropolitan, localizado na Av. Deputada Ceci Cunha, nº 1179, bairro Novo Horizonte, em Arapiraca.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Rádios

ÚLTIMAS NOTÍCIAS