O Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, nesta sexta-feira (15/01), teve como tema úlceras mistas da perna. André Pepes entrevistou o médico cirurgião vascular Dr. Achiles Lima, que falou sobre as causas e tratamento.
De acordo com o Dr. Achiles Lima, as úlceras da perna são feridas que surgem na região do tornozelo, provocadas pela má circulação sanguínea, o que faz com que o sangue fique acumulado, preso nas veias, sem conseguir subir, causando o rompimento das veias e o surgimento de feridas. Segundo ele, alguns sintomas são inchaço, coceira, varizes, escurecimento da coloração da pele no tornozelo e sensação de cansaço nas pernas.
As úlceras da perna são causadas por doença venosa ou são de origem arterial, ou pelas duas causas, no caso, são as úlceras mistas. O médico destaca que as úlceras arteriais são causadas por um infarto da derme, que acontece quando falta sangue naquele região, ou seja, quando o sague não está circulando corretamente naquela região. E a má circulação do sangue pode ser provocada pelo colesterol alto, tendo em vista que o colesterol, que é gordura no sangue, gruda nas paredes das artérias, dificultando a passagem do sangue.
“Quando a pessoa perceber o aparecimento de manchas escuras, inchaço, cor da pele mais escura no tornozelo, vai subindo para perto do joelho, o surgimento de pequenas feridas, é preciso procurar um médico, principalmente se essa pessoa fica em pé durante muito tempo por conta do trabalho. É preciso procurar tratamento logo, antes que a pequena ferida se transforme em uma úlcera, cujo tratamento é mais complicado”, explicou o médico especialista.
O Dr. Aquiles ressaltou que existem tratamentos para as úlceras da perna, mas as pessoas precisam procurar o médico o quanto antes. “O tratamento pode ser através da ingestão de medicamentos ou por meio da aplicação de medicamentos diretamente nas feridas”, frisou.
O consultório do Dr. Achiles Lima funciona do Comercial Metropolitan, localizado na Av. Deputada Ceci Cunha, nº 1179, bairro Novo Horizonte, em Arapiraca.
Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.