segunda-feira, 27 setembro, 2021
InícioSaúdeMédico explica detalhes sobre ultrassonografia gestacional – Saúde em Foco

Médico explica detalhes sobre ultrassonografia gestacional – Saúde em Foco

Dr. Luiz Marcelo foi o entrevistado desta quinta-feira (06/05)

Muitas grávidas tem dúvidas sobre a realização de ultrassonografias durante o período gestacional. Para esclarecer esse assunto, o Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91,5 FM, conversou com o médico ultrassonografista Dr. Luiz Marcelo, nesta quinta-feira (06/05).

“A gravidez é repleta de interrogações e a ultrassom proporciona, principalmente, que os pais consigam ver o bebê e é um dos exames mais importantes para quem está gravida e também para quem quer engravidar”, explicou.

Ele conta que antes de procurar um médico para realizar a ultrassom, é necessário que a mulher confirme a gravidez por meio de um exame de sangue. “Caso ocorra o atraso menstrual, não é indicado fazer a ultrassom primeiramente. O certo é comprovar a gravidez com um exame Beta HCG, pois até o primeiro mês de gravidez o saco gestacional ainda é muito pequeno para ser encontrado e muitas vezes a mulher pode não estar grávida”, disse.

Outra dúvida frequente, de acordo com o médico, é sobre quando já é possível saber sobre o sexo da criança. “Normalmente, os bebês com três meses, estão sentados e com as pernas sentadas, mas é possível descobrir nesse período. Importante para se descobrir a idade gestacional, ouvir os batimentos cardíacos do bebê e a condição da gravidez”.

“Não tem quantidade de ultras para serem feitas, mas o ideal é realizar a primeira logo no início, no primeiro mês e uma ao terceiro mês, essa de preferência, a morfológica”, completou.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91.5 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Assista à entrevista na íntegra:

Reprodução: NN PLAY

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS