sábado, 25 setembro, 2021
InícioArapiracaMédico explica quais sintomas podem indicar alterações na tireoide – Saúde em...

Médico explica quais sintomas podem indicar alterações na tireoide – Saúde em Foco

De acordo com o Dr. Luiz Marcelo, o ultrassom da tireoide é o exame de imagem que pode ajudar a detectar e diagnosticar inflamações nessa glândula   

O Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, nesta quinta-feira (25/02), teve como tema a ultrassom da tireoide. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o médico ultrassonografista Dr. Luiz Marcelo, da Clínica Diagnósticus.

A tireoide é uma das glândulas mais importantes para o funcionamento do metabolismo corporal de forma equilibrada e harmônica. Ela está localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do “gogó”, e é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que auxiliam nas funções de órgãos como o coração, cérebro e rins.

De acordo com o Dr. Luiz Marcelo, o ultrassom da tireoide é o exame de imagem que pode ajudar a detectar e diagnosticar inflamações nessa glândula. “A tireoide é uma glândula bem pequena e funciona como o acelerador do nosso corpo. Não é incomum que ocorram inflamações nessa glândula, que tanto podem reduzir a sua capacidade de funcionamento, como também acelerar, causando o hipotireoidismo ou hipertireoidismo”, explica.

Segundo ele, a ultrassom da tireoide serve para diagnosticar inflamações e nódulos, tanto benignos quanto malignos, e avaliar os gânglios e glândulas salivares.

O Dr. Luiz Marcelo destaca que ganho ou perda excessiva de peso, ressecamento da pele, cansaço, aumento das taxas de colesterol, alteração no ciclo menstrual, aceleração do coração, muito suor nas mãos, são alguns dos sintomas que podem indicar disfunções na produção dos hormônios da tireoide e é preciso procurar um médico.

Dr. Luiz Marcelo é médico ultrassonografista da Clínica Diagnósticus, que está localizada na Rua São Francisco, nº 191, no Centro de Arapiraca.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91.5 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Assista à entrevista na íntegra:

Reprodução: Portal NN1

 

 

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS