O Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, nesta quinta-feira (28/01), teve como tema útero e ovários. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o médico ultrassonografista Dr. Luiz Marcelo, da Clínica Diagnósticus.
De acordo com o Dr. Luiz Marcelo, a ultrassonografia pélvica ou pélvica e endovaginal são os dois tipos de ultrassom para observar o útero e os ovários. Segundo ele, qualquer alteração na menstruação pode indicar algum problema e para que o médico descubra o que está acontecendo é preciso fazer a ultrassonografia pélvica e endovaginal.
O Dr. Luiz Marcelo relata que é praticamente impossível uma mulher ter um ciclo menstrual certinho, onde a menstruação desce sempre no mesmo dia, durante todo o período reprodutivo da mulher. Ele explica que quando surgem alterações do tipo a menstruação desce duas vezes ao mês ou atrasa dois ou mais meses, é preciso investigar o que está acontecendo e a ultrassonografia pélvica e endovaginal é o exame indicado para observar os ovários.
“Problemas como ovários policísticos, miomas, alteração nas trompas, gravidez ectópica, útero crescido e outras patologias podem ser diagnosticadas por meio ultrassonografia pélvica e endovaginal”, destaca o médico.
O Dr. Luiz Marcelo é médico ultrassonografista da Clínica Diagnósticus, que está localizada na Rua São Francisco, nº 191, no Centro de Arapiraca.
Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91.5 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.
Assista à entrevista na íntegra:
Reprodução: Portal NN1