27.4 C
Arapiraca
Quarta-feira, 5 Fevereiro, 2025

Mickey será personagem de filmes de terror após expiração de direitos autorais

Após 95 anos da estreia de “Steamboat Willie”, o primeiro filme da Disney com Mickey Mouse, entrando em domínio público, surgiram dois novos filmes de terror independentes com o personagem icônico. Cineastas não perderam tempo e anunciaram rapidamente seus projetos, desafiando as advertências da Disney. “Mickey’s Mouse Trap” apresentará um assassino mascarado como Mickey perseguindo jovens em um fliperama, com estreia prevista para março. Outro filme, ainda sem título, mostrará um camundongo sádico aterrorizando passageiros de uma balsa, com produção programada para a primavera no hemisfério norte.

O diretor Jamie Bailey, de “Mickey’s Mouse Trap”, afirmou: “Queríamos nos divertir com isso. É o Mickey Mouse de ‘Steamboat Willie’ matando gente. É ridículo, mas nos divertimos fazendo o filme”. Já Steven LaMorte, conhecido por “The Mean One”, prepara sua “versão distorcida” de Mickey. Esses projetos ecoam o sucesso de “Ursinho Pooh: Sangue e Mel” após a expiração dos direitos autorais dos livros de A.A. Milne no ano passado.

A Disney está atenta e poderá acionar advogados se houver excessos. Apenas a versão em preto e branco de Mickey está em domínio público, não as versões coloridas de filmes posteriores como “Fantasia”. Em nota, a Disney declarou: “Continuaremos protegendo nossos direitos nas versões modernas do Mickey Mouse e outras obras com direitos autorais, garantindo a defesa contra confusões causadas por usos não autorizados de nossos personagens icônicos”.

Primeira versão de Mickey Mouse e Minnie entram em domínio público; O que muda:

DisneyVersão foi produzida em filme de 1928

 

A primeira versão do Mickey Mouse e de Minnie, famosos personagens da Disney, entrou em domínio público no primeiro dia de 2024. O desenho de Walt Disney exibido em curta-metragem de 1928 agora pode ser usado em obras visuais de artistas plásticos, ilustradores ou artistas visuais sem custo ou autorização da empresa. Desde 1984, a empresa entrou com recursos na Justiça dos Estados Unidos para impedir que a obra entrasse em domínio público.

De primeira, conseguiram uma extensão de 20 anos para o prazo final; na segunda vez, em 2004, adquiriram um novo prazo, que esgotou neste ano. As versões mais recentes do Mickey, como a de “A Casa do Mickey Mouse”, por exemplo, não estão contempladas na atual liberação.

O personagem ainda é o “mascote” oficial da empresa, assim como logo oficial da marca, o que também implica no uso do desenho. Os autores não poderão usar a obra de domínio público em situações de venda de produto ou divulgação que leve a crer que o material é oficial da empresa.

*Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Kremlin critica Zelensky e diz que suas palavras sobre negociação de paz são ‘vazias’

O Kremlin expressou descontentamento em relação às recentes declarações...

Bruna Biancardi revela nome de segunda filha em homenagem de aniversário a Neymar

A influenciadora Bruna Biancardi compartilhou o nome de sua...

Nova acusação de Diddy aponta estupro de duas mulheres em hotel de Donald Trump

O rapper Sean ‘Diddy’ Combs enfrenta novas acusações de...

Governo de Alagoas paga bonificação para servidores da Educação nesta quarta-feira

A bonificação para servidores da Secretaria de Estado da...