29.6 C
Arapiraca
Domingo, 19 Janeiro, 2025

Ministério Público instaura procedimento e pede explicações sobre desmatamento em Batalha

O Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da Promotoria de Justiça de Batalha, instaurou procedimento preparatório com a pretensão de apurar desmatamento em área de caatinga praticado no município. O promotor de Justiça Dênis Guimarães quer identificar o autor para que possam ser aplicadas as penalidades previstas em lei.

“Recebemos a denúncia, já houve a constatação do crime ambiental e nós, enquanto órgão fiscalizador, temos a obrigação de chegar aos autores. O Ministério Público defende direitos coletivos e degradar o meio ambiente compromete não somente a mata, mas o solo, os recursos hídricos, obviamente a atmosfera e, consequentemente, a vida humana e animal. Isso é inconcebível nos depararmos com atitudes que prejudiquem a saúde e a segurança da população, ainda mais numa cidade pequena como Batalha”, afirma Guimarães.

O promotor de Justiça respalda a iniciativa por ela adotada com a Lei Federal nº 6.938 de 31 de agosto de 1981, que trata da Política Nacional do Meio Ambiente e diz em seu Art. 2º que o objetivo é a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

“Além da instauração do procedimento, oficiamos o Ibama e o Ima e pedimos que, num prazo de trinta dias, apresentem informações por meio de relatórios conclusivos, pareceres e decisões. Foi pedido também que detalhem se o dano ocorreu em área de proteção ambiental e especifiquem a forma. Agora ficamos no aguardo e esperamos obter respostas precisas no tempo determinado”, conclui o promotor Dênis Guimarães.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Papa Francisco pede que acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza seja respeitado

O Papa Francisco celebrou a interrupção dos combates na...

Saiba quem são as três reféns que devem ser libertadas pelo Hamas

Três reféns mantidas pelos islamistas na Faixa de Gaza...

Ministro da Segurança de Israel renuncia após cessar-fogo

Na manhã deste domingo (19), o ministro da Segurança...