27.7 C
Arapiraca
Sexta-feira, 23 Maio, 2025

Ministério Público reúne-se com PM para tratar sobre a elaboração de TCOs

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) realizou reunião com representantes da Polícia Militar para tratar sobre a elaboração dos termos circunstanciados de ocorrência (TCO) pela PM em Maceió. O encontro é fruto de recomendação feita a órgãos da Segurança Pública em dezembro do ano passado pela 62ª Promotoria de Justiça da Capital. A reunião foi realizada na última quinta-feira (05/01) na sede das Promotorias de Justiça da Capital.

O TCO é um registro de fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo com pena máxima de dois anos de privação de liberdade ou passível de multa. Na recomendação, o Ministério Público indica vários procedimentos a serem observados pela PM com o objetivo de padronizar a lavratura dos TCOs. A ideia é fortalecer o trabalho da Polícia, comenta a promotora de Justiça Karla Padilha.

“A reunião representa um avanço. O encaminhamento está sendo dado por parte da PM para que se viabilize o quanto antes essa lavratura, otimizando a atividade da Polícia Militar e, assim, evitando que os policiais deixem áreas desguarnecidas para permanecerem aguardando na Central de Flagrantes a lavratura dos TCOs. Espera-se, com isso, contribuir com o funcionamento adequado da Segurança Pública”, explica a promotora.

O chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da PM, tenente-coronel Paulo Eugênio, afirmou que a instituição está à disposição do Ministério Público para a construção desse processo. “Diante dos primeiros desafios dos pontos sensíveis que foram tratados na reunião, nossa equipe empenhou-se de pronto a buscar soluções a partir das experiências das Polícias de outros estados. Nossa equipe sente-se gratificada e honrada pela receptividade do MP”, comentou.

Leia a matéria completa sobre a recomendação do MPAL aos órgãos da Segurança Pública sobre a elaboração de termos circunstanciados de ocorrência: clique aqui.

Seminário

De acordo com a promotora Padilha, para dar continuidade à discussão, será realizado um seminário virtual na próxima terça, dia 17 de janeiro, sobre os desafios da atividade policial ostensiva na lavratura do TCO.

Um dos palestrantes será o promotor Bruno Baptista, que vai tratar sobre a lavratura de procedimentos pela PM de Alagoas e a integração com o Sistema de Justiça, destacando a experiência do projeto “Na Base do Sossego”.

O evento também contará com mais duas palestras sobre a experiência da Polícia Militar do Acre e do Maranhão na implantação do TCO.

As inscrições para o evento: clique aqui.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Davi Brito exibe abdômen definido após lipoaspiração HD

Davi Brito revelou sua nova silhueta após passar por...

Jogador do Bragantino que sofreu acidente de carro acena da janela de hospital

O jovem jogador do Red Bull Bragantino Pedro Severino,...

Trump ameaça Apple e União Europeia com novas tarifas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, renovou sua...