Foi realizada na tarde dessa quarta-feira (02), uma audiência pública obre a implantação da Zona Azul Digital Arapiraca. A Zona Azul é um sistema de estacionamento rotativo pago implantado em áreas urbanas com grande fluxo de veículos, especialmente em regiões centrais e comerciais. Seu principal objetivo é aumentar a rotatividade de vagas, facilitando o acesso ao comércio e aos serviços.
A superintendente da SMTT Arapiraca, Katiane Duarte, explicou como o novo modelo de estacionamento será totalmente digital, com uso de aplicativo para pagamento e controle das vagas. A tecnologia promete tornar o processo mais prático e eficiente, além de aumentar a fiscalização e o respeito ao tempo de permanência nas áreas delimitadas.
A audiência teve a participação de lojistas, empresários, sociedade civil e os vereador Dr. Fábio, Júlia Henrique, Vavazinho e Valsandy Veras. A legislação sobre o estacionamento rotativo em Arapiraca está definida na Lei nº 2.786/2011, que autoriza o Poder Executivo a delegar a operação e gerenciamento do sistema. Essa lei foi posteriormente alterada pela Lei nº 2.820/2011, que trata da concessão ou permissão onerosa de serviços relacionados ao estacionamento rotativo em vias e áreas públicas do município. Agora o município gerir a Zona Azul é necessário uma alteração na Lei que deve ser encaminhada à Câmara de Vereados nos próximos dias.