24.6 C
Arapiraca
Quarta-feira, 21 Maio, 2025

Moraes abre investigação contra diretores do Google e Telegram por campanha contra PL das Fake News

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, abriu um inquérito, nesta sexta-feira (12/05), para investigar diretores do Google e Telegram por campanha de desinformação contra o PL das Fake News.

Moraes acolheu pedido feito pela Procuradoria Geral da República (PGR), com base em manifestação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Na decisão, Moraes dá prazo inicial de 60 dias para que a Polícia Federal identifique e colha os depoimentos “de todos os diretores e demais responsáveis da Google Brasil e do Telegram Brasil, que tenham participado da campanha abusiva contra” o projeto de lei.

Durante este prazo, a PF terá também que realizar perícia em “todas as postagens, publicações e mensagens mencionadas” pela Câmara dos Deputados como elementos de desinformação contra o PL das Fake News.

O inquérito irá partir da publicação na página inicial do Google em que a plataforma afirma que o projeto poderia “piorar a internet” e também da mensagem encaminhada pelo Telegram aos usuários em que o aplicativo afirma, por exemplo, que a proposta é censura.

A investigação não está sob sigilo, por decisão do ministro. À PGR, a Câmara argumentou que as empresas adotam prática “contundente e abusiva” contra o projeto que disciplina as redes sociais.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Sete casos de doenças respiratórias em aves são investigados no país

O Ministério da Agricultura e Pecuária investiga sete casos de...

PF abre concurso para preenchimento de mil vagas em cinco cargos

A Polícia Federal (PF) divulgou edital de um novo...

INSS: mais de 1,7 milhão de aposentados solicitaram reembolso

Mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas do...

Caixa paga hoje Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (21) a...