34.3 C
Arapiraca
Quinta-feira, 10 Abril, 2025

MP recomenda que Prefeitura de Maceió supra carência de psicólogos e psiquiatras em unidades de saúde

Em recomendação, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) solicita à Prefeitura de Maceió e à Secretaria Municipal de Saúde a adoção de medidas para suprir a carência de psicólogos e psiquiatras em unidades de saúde da capital. A recomendação foi feita na última quinta-feira (19/01) e a Prefeitura tem até 72 horas para encaminhar uma resposta à 67ª Promotoria de Justiça da Capital sobre o acolhimento ou não dos termos estabelecidos pelo Ministério Público.

Após apuração de denúncias de superlotação em Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs) e ambulatórios municipais, o MP verificou que todas as unidades de saúde estão em desacordo com norma do Ministério da Saúde que estabelece a presença de pelo menos um médico psiquiatra a cada 17.241 habitantes, relata a analista Beatriz Cabral de Castro. “Unidades como a URS Hamilton Falcão e a URS IB Gatto, por exemplo, estão sem médicos psiquiatras. A população daquela região acaba ficando desassistida desta especialidade”, complementa.

O promotor de Justiça Luciano Romero destaca que o Ministério Público vem realizando tratativas para regularizar a situação, entre elas essa recomendação solicitando urgência por parte da Prefeitura na adoção de medidas necessárias para a solução do problema da falta de psicólogos e psiquiatras. ” A ausência de observância das medidas enunciadas na recomendação impulsionará o MP a adotar providências judiciais e extrajudiciais necessárias para garantir a prestação do referido serviço”, finaliza.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Afastamento de presidente do Conselho Deliberativo pega dirigentes do Corinthians de surpresa

Conselheiros do Corinthians foram pegos de surpresa pelo afastamento...

Rússia usa sensores para monitorar submarinos nucleares do Reino Unido 

Sensores de origem russa foram identificados pelo exército britânico...