Uma senhora, de 43 anos, caiu de uma altura de 2,5 metros na Rua Silvio Carlos Viana, bairro da Ponta Verde, em Maceió. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado às 19h39 da noite dessa quarta-feira (08), para o resgate que chamou a atenção de várias pessoas que estavam no local, devido à complexidade do atendimento. A senhora estava acima do peso e foi necessário o apoio do Corpo de Bombeiros para resgatá-la do local.
A vítima, estava com indício de ter ingerido bebida alcoólica, que foi o provável motivo da queda. Durante o atendimento, relatou dores no joelho esquerdo e cervicalgia (dor na região do pescoço). Não foram observadas fraturas aparentes, e os sinais vitais estavam estáveis.
Após avaliação inicial e estabilização pela equipe da Unidade de Suporte Básico (USB), a equipe do Samu solicitou apoio do Corpo de Bombeiros Militar, que utilizou equipamento específico para resgatá-la do local da queda.
A vítima foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE), pelo Samu, para avaliação mais detalhada. A ocorrência foi classificada como de risco médio, e a vítima permaneceu consciente e responsiva durante todo o atendimento.
A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância da parceria com o Corpo de Bombeiros para garantir um atendimento eficiente e seguro em casos como este. “Essa integração é fundamental para salvar vidas e oferecer assistência com qualidade à população”, afirmou.
Bebida alcoólica e queda
O Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que o Samu é uma referência nos atendimentos de urgência e emergência pré-hospitalar. “O compromisso e a eficiência do Samu são fundamentais para a segurança e bem-estar dos alagoanos em situações críticas”, destacou.
A ocorrência reforça a necessidade de atenção redobrada em situações de risco, especialmente quando o uso de álcool está envolvido, principalmente nos momentos festivos, e evidencia o preparo técnico das equipes de emergência em Alagoas.