28.2 C
Arapiraca
Domingo, 13 Abril, 2025

‘Não há vencedor numa guerra de tarifas’, afirma Xi Jinping

Nesta sexta-feira (11), o presidente da China, Xi Jinping, declarou que “não existem vencedores em uma guerra de tarifas” e alertou que ações contrárias ao consenso global podem resultar em isolamento. Essas observações foram feitas durante uma reunião com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em Pequim. Em resposta às medidas adotadas pelos Estados Unidos, o Ministério das Finanças da China anunciou um aumento significativo nas tarifas sobre produtos americanos, que passarão de 84% para 125%.
Um porta-voz do ministério Ministério das Finança afirmou que, caso os EUA persistam em suas tarifas, a China não se deixará intimidar. “Diante do fato de que, no atual nível de tarifas, não há possibilidade de aceitação pelo mercado de produtos dos EUA exportados para a China, se o lado americano continuar a impor tarifas sobre produtos da China, o lado chinês vai ignorá-las”, informou.
Além disso, o Ministério do Comércio da China revelou que apresentou uma queixa contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio, alegando “práticas unilaterais de coerção”.
Xi Jinping também ressaltou que a China não se intimida diante de “supressão irracional” e que seu progresso econômico é fundamentado na autossuficiência. Ele enfatizou a necessidade de solidariedade e cooperação entre as nações para garantir a paz e a estabilidade no cenário global.
“Não importa como o ambiente externo mude, a China fortalecerá sua confiança, manterá sua determinação e se concentrará em administrar bem seus próprios assuntos”, declarou o presidente chinês.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

Por sua vez, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, concordou com a análise de Xi, afirmando que “não haverá vencedores em uma guerra comercial”. Ele destacou que tanto a Espanha quanto a União Europeia estão dispostas a fortalecer laços com a China e a proteger a ordem comercial internacional.
*Reportagem produzida com auxílio de IA

Leia também

China eleva tarifas sobre produtos americanos para 125%

Guerra comercial entre China e EUA pode eliminar quase 7% do PIB mundial

Em meio a guerra comercial, acenos positivos dos dois lados do Atlântico

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Jade Picon mostra ferimentos após pequeno acidente em Los Angeles

Jade Picon sofreu um acidente em Los Angeles no...

Equador escolhe novo presidente neste domingo em meio a estado de exceção

Mais de 13 milhões de cidadãos equatorianos se preparam...

Caranguejos-violinistas usam ‘batucadas’ para atrair parceiras, revela estudo de Oxford

Cientistas da Universidade de Oxford realizaram um estudo que...