23.2 C
Arapiraca
Domingo, 27 Abril, 2025

Netanyahu nega acusações de chefe do Shin Bet e pede endurecimento contra programa nuclear do Irã

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, negou neste domingo (27) ter ordenado a espionagem de manifestantes contrários ao governo em 2023, conforme acusação do chefe do Shin Bet, Ronen Bar. Em documento enviado à Suprema Corte, Netanyahu classificou a denúncia como “uma mentira absoluta” e reafirmou que nunca pediu ações contra protestos legítimos. A disputa entre Netanyahu e Bar ocorre em meio a críticas sobre a atuação do serviço de segurança na véspera do ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023.
Netanyahu responsabilizou Bar por não alertar autoridades e forças de segurança a tempo de evitar a tragédia. “Ele não acordou o primeiro-ministro, nem o ministro da Defesa, nem os soldados, nem os civis próximos da Faixa de Gaza“, afirmou. Em resposta, Bar disse que o relatório enviado por Netanyahu está “cheio de imprecisões” e “distorce a realidade”. Apesar da pressão do governo para sua destituição, a Suprema Corte suspendeu o afastamento de Bar em decisão tomada no início de abril. O chefe do Shin Bet indicou que anunciará em breve sua renúncia.
Ainda neste domingo, em outro tema, Netanyahu defendeu o desmantelamento completo da infraestrutura nuclear do Irã. Em discurso em Jerusalém, o premiê afirmou que qualquer acordo internacional deve impedir o país de enriquecer urânio e de desenvolver mísseis balísticos. “O Irã não terá armas nucleares”, disse.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

Netanyahu também criticou as negociações em andamento entre Estados Unidos e Irã, mediadas por Omã, e alertou que apenas um acordo que elimine a capacidade nuclear iraniana seria eficaz. O Irã insiste que seu programa nuclear tem fins exclusivamente civis, enquanto Israel e potências ocidentais suspeitam que o país busque desenvolver armamento nuclear. As negociações seguem após o fracasso do acordo de 2015, abandonado pelos Estados Unidos em 2018.
*Com informações da AFP
Publicado por Felipe Cerqueira

Leia também

Lula diz não ter falado com Trump após cerimônia em homenagem ao papa Francisco

Trump chama Harvard de ‘instituição antissemita de extrema esquerda’ e ‘ameaça à democracia’

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias