quarta-feira, 21 abril, 2021
InícioArapiraca“Nós estamos com o Brasil praticamente todo e ao mesmo tempo colapsado”,...

“Nós estamos com o Brasil praticamente todo e ao mesmo tempo colapsado”, alerta Alexandre Ayres – Saúde em Foco

De acordo com o secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, o que mais tem surpreendido são as novas cepas, que têm acelerado a transmissibilidade do coronavírus

O Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, nesta sexta-feira (05/03), teve como convidado o secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres. André Pepes conversou com o secretário sobre as principais ações da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

O secretário Alexandre Ayres começou destacando que, apesar de Alagoas ter voltado para a Fase Amarela, o estado se encontra numa situação considerada positiva, se comparado a outros estados do Brasil, onde não existem mais leitos nos hospitais públicos nem nos privados.

“Mas é preciso que a população se conscientize sobre a importância das medidas de proteção individual, como o uso de máscara, e cumpram as novas medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado. Nós todos somos cidadãos e precisamos colaborar para que possamos vencer essa luta contra a covid-19”, salientou o secretário

Ele ressaltou que, somente neste ano, foram abertos 301 novos leitos exclusivos para o enfrentamento da pandemia em Alagoas e o Governo do Estado vai continuar abrindo novos leitos. “Nós tínhamos a preocupação de como seria o início deste ano e mais ainda de como seria o mês de março, quando começa a quadra chuvosa, que facilita a transmissão das síndromes gripais. Porém, o que mais tem nos surpreendido são as novas cepas, que têm acelerado a transmissibilidade do vírus e tem feito com que mais pessoas se infectem ao mesmo tempo, o que tem acarretado uma pressão muito forte na rede hospitalar”, relatou Alexandre Ayres.

O secretário chamou atenção para o fato de que, diferentemente do ano passado, agora nós estamos com o Brasil praticamente todo e ao mesmo tempo colapsado. “Os estados estão desesperados, Santa Catarina está em uma situação calamitosa, estão transferindo pacientes para o Espírito Santo, pessoas estão morrendo na porta dos hospitais a espera de leitos”, frisou, fazendo um alerta à população alagoana, que precisa colaborar para que o sistema de saúde não entre em colapso no estado.

Alexandre Ayres também alertou para o fato de que Alagoas já registrou dois casos da variante P1 do coronavírus, em dois pacientes, um de Anadia e outro de Viçosa.

Respondendo a uma pergunta de um ouvinte, o secretário disse que o Governo do Estado está trabalhando para abrir novos leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 e estuda a necessidade de reabertura de hospitais de campanha em Arapiraca e Maceió, como aconteceu no ano passado.

Alexandre Ayres finalizou falando diretamente para a população de Arapiraca e região. “Nós precisamos da colaboração de todos vocês. Se conscientize, use máscara, evite aglomerações, cumpra as medidas de segurança sanitária e as novas medidas restritivas. Juntos, nós vamos vencer a covid-19”, ressaltou.

O secretário ainda lembrou que já foi assinada a ordem de serviço para a construção da UPA de Arapiraca no bairro Primavera e em abril será autorizado o início das obras do Hospital Metropolitano do Agreste, que será construído na entrada da cidade de Arapiraca. “O governador Renan Filho tem priorizado a saúde e depois dessa pandemia nós colheremos bons frutos”, destacou.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91.5 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Assista à entrevista na íntegra:

Reprodução: NN Play

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS