10/09/2019 às 18h36min - Atualizada em 10/09/2019 às 18h36min

Sofre aborto mulher que teve DIU implantando durante gravidez

Caso foi noticiado pelo NN1 nesta segunda (09/09); dispositivo anticoncepcional foi implantado quando mulher estava com 12 semanas de gestação

Da Redação
Peterson Almeida - NN1
A mulher que teve um DIU (Dispositivo Intrauterino) inserido enquanto já estava grávida sofreu um aborto nesta terça-feira (10/09). A gestação tinha aproximadamente 15 semanas, e a equipe médica da paciente acredita que o dispositivo pode ter sido uma das razões da morte do feto.

Nesta segunda (09/09), o NN1 noticiou que uma mulher teve um DIU implantado, na cidade de Penedo, quando já estava com 12 semanas de gestação. O dispositivo é um método contraceptivo, em que uma pequena haste em forma de Y, ou T, é colocada dentro do útero para impedir a passagem dos espermatozoides e, consequentemente, o encontro destes com o óvulo. Na ocasião da inserção, os exames necessários para descartar a suspeita de gravidez não foram feitos.

O NN1 conversou com o ginecologista-obstetra da paciente, Dr. Israel Rodrigues, que confirmou a perda do bebê. A mulher está internada na Santa Casa de Misericórdia de Penedo, em estado emocional abalado, e sendo acompanhada pela equipe médica e de assistência social. A causa do aborto ainda não é definida, mas o ginecologista acredita que o DIU pode ter perfurado a membrana amniótica que protegia o feto.

Enquanto a gestação ainda estava em curso, Israel explicou que o DIU não poderia ser removido durante a gravidez, para não expor o bebê e a mãe a maiores riscos de aborto. Contou ainda que o parto teria que ser feito por meio de cesariana, e que seria uma gestação dolorosa, diferente do convencional.
Notícias Relacionadas »
Comentários »