16/10/2019 às 11h37min - Atualizada em 16/10/2019 às 11h37min

VÍDEO - Fernanda Montenegro completa 90 anos de talento e destaque na dramaturgia brasileira

Reveja cena antológica de 'Guerra dos Sexos', com Paulo Autran

Da Redação - com O Fuxico
Não há como negar, Fernanda Montenegro é um dos principais nomes da arte brasileira. A atriz, que nasceu Arlette Pinheiro da Silva Torres, está completando 90 anos nesta quarta-feira (16/10). Fernanda Montenegro tem 70 anos de carreira e foi a única atriz brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, pela sua atuação no filme Central do Brasil.

Além disso, a artista também foi a única brasileira a vencer um Emmy Internacional pelo trabalho em Doce de Mãe. Como forma de homenagem, ela ganhou além de um episódio especial no programa Globo Repórter, uma placa fixada no palco do Teatro Sesc Ginástico, Rio de Janeiro. Ela também é locutora, radialista e apresentadora de televisão. Dentro da extensa lista de trabalhos executados e para celebrar o aniversário da atriz, confira alguns dos principais interpretados por ela.

1. Dora, em Central do Brasil (1998)

A atriz encantou o mundo ao dar vida à Dora, uma professora aposentada que escreve cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Com atuação impecável, Fernanda Montenegro se consagrou a única atriz brasileira ao concorrer ao Oscar de melhor atriz, em 1999.



2. Nossa Senhora da Compadecida, em O Auto da Compadecida (2000)

Tanto a série, como o filme foram inspirados na peça de mesmo nome de Ariano Suassuna. Fernanda Montenegro interpretou Nossa Senhora, a Compadecida. Após a morte dos personagens, a santa intervém junto a Jesus Cristo em um julgamento no céu para que eles obtenham o perdão e voltem à Terra.



3. Charlô, em Guerra dos Sexos (1983)

Fernanda Montenegro é uma atriz tão versátil que se dá bem tanto no drama quanto na comédia. Na primeira versão da novela A Guerra dos Sexos, da Rede Globo, a atriz interpretou Charlô, que vive em pé de guerra com o primo, Otávio (Paulo Autran), onde protagonizaram uma cena clássica da TV brasileira.



Relembre:



 
Notícias Relacionadas »
Comentários »