07/11/2019 às 08h34min - Atualizada em 07/11/2019 às 08h34min

Hemoal abre no próximo sábado para aumentar estoque de sangue em Arapiraca

Atendimento vai acontecer apenas no período da manhã

Da Redação
Foto: Arquivo NN1
Excepcionalmente neste sábado (09/11), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) de Arapiraca, estará de portas abertas para quem desejar realizar doações de sangue. O objetivo é aumentar o banco de sangue da unidade.

O atendimento vai acontecer apenas no período da manhã, das 7h às 12h, no Hemoal Arapiraca que está localizado na Rua Geraldo Barboza, no bairro Centro, próximo ao 5º Centro de Saúde.

Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários devem ter idade entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos, além de boa saúde. O Ministério da Saúde (MS) orienta, ainda, que é necessário comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto.

A portaria do MS também proíbe de doar sangue àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, Sífilis e Hepatite após os 11 anos. As mulheres que estiverem grávidas ou amamentando também ficam impossibilitadas de se candidatarem à doação de sangue. E quanto aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis para autorizarem o procedimento.

Ainda de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os doadores de sangue regulares devem respeitar um intervalo de dois meses, no caso dos homens. Já quanto às mulheres, o período de tempo entre uma doação e outra é de três meses.
Notícias Relacionadas »
Comentários »