17/02/2020 às 18h24min - Atualizada em 17/02/2020 às 18h24min

Fita de glicemia em falta em UBS de Arapiraca será reposta até o fim do mês, afirma direção

Usuários da UBS José Barbosa Leão, no bairro Planalto, reclamam da falta do produto

Da Redação - com Jânio Barbosa
Jânio Barbosa - NN1
Uma parte dos usuários diabéticos que precisam do serviço público de Saúde de Arapiraca estão passando sufoco para checar a glicose sanguínea nos últimos dias. Isto acontece por que uma fita de glicemia, usada nos aparelhos dos pacientes, está em falta em alguns postos do município.
 
Para alguns casos de diabetes, é necessário que o paciente monitore com regularidade o nível de glicose sanguínea, para evitar complicações da doença. Atendendo a esta necessidade, existem os aparelhos Glicosímetros, onde o usuário faz um pequeno furo em um dos dedos, molha a fita de glicemia, e a insere no dispositivo, que identifica o nível glicêmico da amostra.
 
O NN1 foi à Unidade Básica de Saúde José Barbosa Leão, no bairro Planalto, um dos locais afetados pela falta da fita. O diretor da UBS, Ronaldo Ferreira, confirmou que o modelo mais usado pelos pacientes está realmente em falta, não só no posto citado, mas em várias partes de Alagoas. Explicou ainda que existe outro modelo de fita de glicemia na unidade, mas que não funciona no aparelho usado pela maior parte dos diabéticos, e que a faltante será reposta até o fim do mês.
Notícias Relacionadas »
Comentários »