18/02/2020 às 10h18min - Atualizada em 18/02/2020 às 10h18min

Estoque de sangue no Hemoal Arapiraca está abaixo do esperado, diz coordenador

Preocupação é com o período carnavalesco

Da Redação - Com Jânio Barbosa
Arquivo NN1
Durante o carnaval a procura por sangue em hospitais cresce consideravelmente. Para falar sobre a demanda, o NN1 conversou com o coordenador do Serviço Social do Hemoal Arapiraca Danilo Lima.

Ele contou que o estoque atual é abaixo do ideal. “O nosso estoque atualmente está com 111 bolsas de sangue, sendo que o ideal seria que tivéssemos com 300 para poder atender a demanda da segunda macrorregião do Agreste, com 16 hospitais. A gente também está com estoque crítico para algumas tipagens sanguíneas como A+, B+ e AB+, e também temos dificuldade para as tipagens de sangue negativa. Vale ressaltar que todas as tipagens são importantes até porque a demanda acontece sempre”, disse.

“Geralmente nesse período carnavalesco a demanda por sangue tende a aumentar e é prevendo essa tendência de aumento que nós precisamos desenvolver algumas estratégias de captação de doadores para que a gente possa formar estoque. Apenas com uma doação, é possível salvar três vidas. Então é com isso que a gente convida e solicita esse apoio para que a gente possa atender essa demanda que todos os anos aumenta nesse período”, completou.

O horário de funcionamento do Hemoal Arapiraca é das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Já no período do carnaval a unidade funciona até a sexta-feira (21/02) e retorna na quinta-feira (27/02).

Além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, doença de Chagas e, após os onze anos de idade, tenham contraído hepatite.

Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais, portando um documento de identificação oficial e original, é imprescindível.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »