01/05/2020 às 16h25min - Atualizada em 01/05/2020 às 16h25min

Jorge Jesus aprova retorno aos treinos: 'Temos de saber conviver com o vírus'

Treinador deve finalmente desembarcar na noite desta sexta-feira no Rio de Janeiro após longa viagem de Lisboa até o Brasil

Jânio Barbosa - com Fox Sports
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O técnico Jorge Jesus aprova retorno aos treinos por parte dos jogadores de futebol. Os atletas estão longe dos gramados desde o dia 15 de março por conta da pandemia do coronavírus. Com as regras de isolamento social impostas pelas autoridades, os CTs dos clubes foram fechados e os jogadores colocados de férias. 

O treinador do Flamengo está retornando ao Brasil nesta sexta-feira. O Mister estava em Portugal desde o dia 24 de março e cumpriu quarentena ao lado da família. No seu embarque para o Brasil, na manhã desta sexta-feira, Jesus falou com a imprensa portuguesa. O treinador se mostrou favorável ao retorno aos treinos físicos, como vai acontecer em seu país a partir da próxima segunda-feira. 

“Sei que, em Portugal, as equipes vão começar segunda-feira. Acho muito bom. Nós temos de saber conviver com o vírus. Os jogadores são trabalhadores e as equipes dão condições aos seus profissionais de garantia e de trabalho que muitas empresas não dão. Os jogadores vão ser todos testados, os familiares deles também, eles andam em carros privados. Vão ser testados de duas em duas semanas. Tomara eu que todos os trabalhadores de todas as empresas pudessem fazer isso. Se houver alguma oposição às equipes de futebol em treinar, então todas as áreas têm de parar. Ninguém tem as condições que têm os profissionais de futebol”, defendeu. 

“É igual em todas as áreas. Se começamos a colocar aqui porquês, então não há hipótese. Temos de ficar todos um ano em casa. Ninguém vai perceber que tem de conviver com o vírus. Não há outra hipótese. O povo português está a dar um exemplo sobre o que é saber viver em comunidade, com os interesses de todos. Não podemos ter medo de conviver com aquilo que o Mundo nos criou”, completou. 

Nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde se manifestou à favor do retorno das atividades no futebol. Em parecer encaminhado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em resposta à solicitação da entidade, o MS pontuou, “Reconhecendo que o futebol é uma atividade esportiva relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio, este Ministério da Saúde é favorável ao retorno das atividades, desde que atendidas todas as medidas apresentadas neste parecer.” 

A decisão final, entretanto, caberá aos governos estaduais e municipais, que têm autonomia para regular as medidas de distanciamento social. No estado do Rio de Janeiro, a quarentena foi prorrogada até o dia 11 de maio. Já na cidade do Rio, até o dia 15. 

Flamengo recebe testes da Covid-19 

O Flamengo recebeu os testes da Covid-19 que havia encomendado no início de abril. Com os testes disponíveis, funcionários e membros da comissão técnica já começam a serem testados nesta sexta-feira, no estacionamento do Ninho do Urubu. O elenco profissional deve ser submetido aos testes a partir deste sábado. Com a prorrogação da quarentena, é possível que o cronograma seja alterado.

Notícias Relacionadas »
Comentários »