20/05/2020 às 15h10min - Atualizada em 20/05/2020 às 15h10min

​Óbitos suspeitos de covid-19 seguem protocolo para funeral e sepultamento em Arapiraca

Todas as mortes suspeitas conterão esta informação na Declaração de Óbito

Da Redação - com Assessoria
Foto: Reprodução/Ascom
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica Municipal, vem a público esclarecer que todo e qualquer paciente que apresente os sintomas claros de covid-19 e que, após a avaliação do profissional médico tenha a solicitação de exames de comprovação (RT-PCR ou Teste Rápido) ou indicativa hospitalização, será considerado caso suspeito de infecção por coronavírus.
 
Todo óbito registrado de paciente com as características citadas acima, consequentemente será considerado ÓBITO SUSPEITO DE COVID-19. Dessa forma, os profissionais médicos são orientados a preencher a Declaração de Óbito com esta informação.
 
Para essa causa mortis existe um protocolo específico de manejo dos corpos, transporte, orientação de sepultamento com urna lacrada, com velório de apenas 1 hora, em covas de chão em área específica, e com número reduzido de familiares.
 
“O cumprimento deste protocolo por familiares e agências funerárias é de extrema importância para evitar que o corpo supostamente infectado prolifere o vírus”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Arapiraca, Ana Lúcia Alves
 
É importante dizer que a Unidade Sentinela de Arapiraca, que funciona no prédio do 3º Centro de Saúde, possui equipe de Assistência Social que orienta a família dos pacientes sobre o serviço de funeral gratuito promovido pela prefeitura.
Notícias Relacionadas »
Comentários »