21/05/2020 às 15h28min - Atualizada em 21/05/2020 às 15h28min

​Prefeitura passa a acompanhar trabalho de pesquisadores do Ibope em Arapiraca

Início dos trabalhos gerou desconfiança na população

Da Redação - com Assessoria
Foto: Reprodução/Ascom
Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura de Arapiraca acompanham e auxiliam o trabalho de pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), que em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizam pesquisa em 133 municípios brasileiros para estimar o número de pessoas contaminadas pela covid-19 no país.

O trabalho, iniciado no dia 14 de maio, que a princípio gerou desconfiança na população, motivada pela falta de comunicação em tempo hábil por parte do Ministério da Saúde, segue esta semana com o acompanhamento do município, nos bairros Ouro Preto, Nova Esperança, Guaribas, Primavera, Santa Esmeralda e Jardim Esperança.

Segundo a metodologia aplicada na pesquisa, em cada cidade é feito um sorteio de 250 domicílios para participarem da pesquisa. Em cada casa sorteada, apenas um morador realiza o teste gratuito para covid-19.

“Os agentes da pesquisa coletam uma gota de sangue da ponta d dedo do paciente, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos”, informa nota encaminhada pelo coordenador geral da pesquisa, e reitor da UFPel, Pedro Hallal.

O secretário de Saúde, Glifson Magalhães, ratifica, entretanto, que o teste é voluntário e os moradores que forem abordados pelos pesquisadores devem exigir as credenciais de identificação dos profissionais, para evitar golpes.
Notícias Relacionadas »
Comentários »