08/07/2020 às 14h46min - Atualizada em 08/07/2020 às 14h46min

Governo de SP autoriza a volta dos jogos de futebol do Campeonato Paulista em 22 de julho

Campeonato foi paralisado em 16 de março e ainda tem 24 jogos a serem disputados

Da Redação - com G1
Foto: Reprodução / GloboEsporte
O governador João Doria (PSDB) anunciou na tarde desta quarta-feira (08/07) que os jogos do Campeonato Paulista serão retomados em 22 de julho. Os estádios devem estar sem torcida e os clubes vão disputar as partidas em cidades que estão na fase amarela de flexibilização. A previsão é que a final do campeonato paulista de futebol ocorra em 8 de agosto. Os jogos estavam suspensos desde o início da pandemia de coronavírus no estado de São Paulo.
 
"O Paulistão foi paralisado faltando seis rodadas. A previsão, e sobre isso falará o presidente da Federação, é que a final seja disputada possivelmente no dia 8 de agosto, sábado, e no dia seguinte, ao que tudo indica, domingo, dia 9, começa o Campeonato Brasileiro de Futebol", disse Doria.
 
A autorização foi aprovada pelo Centro de Contingência para o Coronavírus em conjunto com a Federação Paulista de Futebol. O retorno será gradual e prevê uma série de medidas estabelecidas em protocolo apresentado ao comitê pela Federação. Dentre eles, testagem com frequência, retomada com trabalho individual, além de higiene e proteção dos atletas.
 
O Campeonato Paulista foi paralisado na décima rodada, em 16 de março e ainda tem 24 jogos a serem disputados em seis datas – duas rodadas do fim da primeira fase, quartas de final, semifinal e dois jogos das finais.
 
“Em nenhum momento faltou atenção, faltou diálogo e faltou harmonia entre os clubes de São Paulo e as autoridades do estado e as autoridades municipais. O futebol de São Paulo vai continuar poupando vidas cumprindo rigorosamente os protocolos apresentados”, afirmou Reinaldo Bastos, presidente da Federação Paulista.
 
Aildo Ferreira, secretário de Esportes do estado, fez um apelo aos torcedores dos times para que não façam aglomeração nas proximidades dos estados onde serão disputados os jogos. “Não vá a um estádio onde esteja acontecendo uma partida, não coloque em risco o Campeonato paulista, não há necessidade, não tem o que fazer lá”, pediu.
 
De acordo com o GloboEsporte.com, o protocolo elaborado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para o retorno dos jogos do Campeonato Paulista inclui, entre outras medidas, o confinamento das 16 equipes participantes do torneio e a divisão dos estádios em "zonas", de acordo com a permissão de acesso.
 
Se algum jogador, membro da comissão técnica ou funcionário testar positivo para covid-19, o protocolo será o mesmo aprovado pela FPF para a volta aos treinos, no mês passado. As medidas incluem o isolamento imediato do indivíduo infectado, a análise prévia de quem teve contato com ele e exames em quem teve contato direto por mais de cinco minutos.
Notícias Relacionadas »
Comentários »