15/09/2020 às 18h44min - Atualizada em 15/09/2020 às 18h44min

​Mais de 94% dos municípios alagoanos tiveram crescimento na Educação Básica

Resultado coloca Alagoas em 2º lugar nacional no alcance de metas dos anos iniciais do ensino fundamental

Da Redação - com Assessoria
Foto: Reprodução/Ascom

Os municípios alagoanos conquistaram o segundo lugar nacional no alcance de metas dos anos iniciais do ensino fundamental na edição 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O resultado foi divulgado na manhã desta terça-feira (15/09), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 
O estado confirma seu crescimento no ensino fundamental, com 94,1% de seus municípios atingindo a média estipulada pelo Ministério da Educação (MEC), na rede pública e ficando apenas atrás do Ceará, referência internacional neste quesito.
 
Após a instituição e fortalecimento do Regime de Colaboração entre estado e municípios, por meio do Programa Escola 10, o primeiro grande salto foi de 2015 para 2017, quando Alagoas saiu de 10º para 3º lugar no ranking nacional no alcance de metas do IDEB pelos municípios alagoanos, com 83,3% atingindo as metas estipuladas para os anos iniciais, atrás de Ceará e Minas Gerais.
 
Para a secretária de Estado da Educação de Alagoas, Laura Souza, o destaque confirma o direcionamento certo dado pelo estado, com a importância e os investimentos no Regime de Colaboração entre estado e municípios.
 
“Estamos muito felizes com os resultados promovidos por esta importante parceria, a partir do Escola 10. A porcentagem de municípios que atingiram as suas metas é um forte indicativo disso e, mais uma vez, o estado de Alagoas dá provas de que seu regime de colaboração é um dos mais consistentes do país. Neste quesito, ficamos atrás apenas do Ceará, que é um estado que já trabalha com Regime de Colaboração há mais de uma década”, destaca a secretária. 

Notícias Relacionadas »
Comentários »