25/09/2020 às 14h18min - Atualizada em 25/09/2020 às 14h18min

​China anuncia que carga brasileira de peixe testou positivo para covid-19

País suspendeu automaticamente a importação de empresa brasileira

Da Redação - com Globo Rural
Foto: Michele Ursino/CCommons
A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira (25/09) a suspensão das importações de peixe da empresa brasileira Monteiro Industrial de Pescados, sediada em Itarema (CE), depois que um lote de peixe espada congelado enviado ao país testou positivo para covid-19. O embargo passa a valer a partir deste sábado (26/09).
 
Desde 15 de setembro, os chineses têm adotado a suspensão automática de uma semana a empresas que apresentem lotes contaminados por uma ou duas vezes. Segundo a GACC, as medidas visam “evitar que a nova epidemia de coronavírus importe riscos por meio de alimentos importados”. Nos casos em que houver teste positivo em mais de três situações, a suspensão será de quatro semanas e será retomada automaticamente após esse período.
 
A Monteiro Industrial Pescados é a primeira empresa do setor a ter suas exportações suspensas para a China. Ela ainda não se manifestou sobre o caso.
 
Desde o início da pandemia, oito frigoríficos brasileiros foram alvos de suspensões, incluindo unidades de grandes exportadores, como JBS e BRF. Até agora, apenas uma empresa, o frigorífico matogrossense Agra, de Rondonópolis (MT), foi reautorizada a vender para o país.
Notícias Relacionadas »
Comentários »