19/04/2019 às 10h27min - Atualizada em 19/04/2019 às 10h27min

Roberto Carlos completa 78 anos nesta sexta-feira da paixão; veja 'Lady Laura' gravada em Jerusalém

Da redação - Com Portal Meio Norte
Reprodução Internet

Nesta sexta-feira da paixão (19/04), o Rei Roberto Carlos faz 78 anos de idade. E como este é um ano especial, o Rei comemora também 60 anos de carreira. Nascido em Cachoeiro do Itapemirim, no Estado do Espírito Santo, em 1941, começou sua carreira logo muito jovem, como líder do movimento musical chamado Jovem Guarda, que surgiu nos anos 60. Em parceria com Erasmo Carlos, compôs inúmeros sucessos.

Filho do relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira Braga, aos 6 anos sofreu um acidente na linha do trem, que resultou em amputação de parte da perna direita. Estudou no Conservatório Musical de sua cidade. Aos 9 anos apresentou-se pela primeira vez cantando, no programa infantil da Rádio Cachoeira. Já chamava a atenção imitando o cantor Bob Nelson.

Uma das figuras mais importantes na vida de Roberto Carlos foi sua mãe, Laura. Ela foi fundamental na infância do filho, especialmente depois que ele perdeu parte da perna direita, no dia da festa de São Pedro, padroeiro da cidade, atropelado por uma locomotiva a vapor. Ele usou muletas até os 15 anos. Depois disso, colocou sua primeira prótese.

Na pré-adolescência, Laura não só incentivava o filho a seguir o caminho da música como o arrumava com roupas feitas por ela mesma para as apresentações nas rádios e festinhas. Nos anos 70, ela ficou eternizada nos versos de Lady Laura, composição de Roberto e Erasmo Carlos: “Tenho às vezes vontade de ser novamente um menino/E na hora do meu desespero gritar por você”. Ela morreu em 17 de abril do ano de 2010, aos 96 anos.

Além de programa de TV e discos, estrelou em filmes, inspirados no modelo lançado pelos Beatles nos anos 60. O primeiro longa foi "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", lançado em 1967. Em 1970, chega às telas "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e em 1971, "Roberto Carlos a 300km por Hora".

Seus discos já venderam milhões de cópias e bateram recordes de vendagem. Em 1994 bateu a marca de 70 milhões de discos vendidos. Fez milhares de shows em centenas de cidades, no Brasil e no exterior. Seu fã-clube é um dos maiores de todo o mundo. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas. Já lançou discos em espanhol e inglês, em diversos países.

Nos anos 90, Roberto Carlos continuou como um grande campeão de vendas ao bater os Beatles em vendagens, com mais de 70 milhões de cópias. Aos 78 anos de idade, Roberto Carlos continua em plena atividade artística, encantando corações, cantando e proclamando o amor.
Notícias Relacionadas »
Comentários »