17/08/2019 às 11h47min - Atualizada em 17/08/2019 às 11h47min

Morre aos 79 anos Peter Fonda, astro de 'Easy Rider'; reveja abertura do clássico de 1969

Ator morreu em casa, de insuficiência pulmonar, decorrente de um câncer

Luciano Amorim - Com Agências
NN1
O ator Peter Fonda morreu na tarde desta sexta-feira (16/08) aos 79 anos, vítima de um câncer de pulmão. A informação foi confirmada por familiares do astro. O astro é muito conhecido pelo filme "Easy Rider" (1969), traduzido para o Brasil como “Sem Destino”.



"É com profundo pesar que compartilhamos a informação de que Peter Fonda faleceu", diz a nota da família, segundo a qual o ator "faleceu em paz na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto, às 11h05 (horário local, 16h05 de Brasília), em sua casa em Los Angeles, rodeado por familiares. A causa oficial da morte foi uma insuficiência respiratória decorrente do câncer de pulmão", acrescenta o texto.

Peter Fonda nasceu em 23 de fevereiro de 1940, na cidade de Nova York, e vem de família estrelada: é filho de Henry Fonda, irmão de Jane Fonda, e pai de Justin e da atriz Bridget Fonda. Graças ao trabalho em "O Ouro de Ulisses", o ator venceu um Globo de Ouro em 1997 como melhor ator em filme de drama, e o papel na minissérie "A Paixão de Ayn Rand" lhe rendeu o prêmio de melhor ator coadjuvante em 1999.

O filme "Easy Rider" é um de seus trabalhos mais célebres. O longa é um road movie americano de 1969, escrito por Fonda Dennis Hopper, que também é o diretor. Conta a história de dois motociclistas que viajam através do sul e sudoeste do Estados Unidos, com o objetivo de alcançar a liberdade.

O sucesso de "Easy Rider" foi um marco na filmografia de contracultura, explorando as paisagens sociais, assuntos e tensões na América da década de 1960, tal como a ascensão e queda do movimento hippie, o uso de drogas e estilo de vida diferente.
Notícias Relacionadas »
Comentários »