sexta-feira, 19 agosto, 2022
HomeBrasilNúmero de divórcios bate recorde na pandemia: como agir na hora da...

Número de divórcios bate recorde na pandemia: como agir na hora da separação?

Divórcio já pode ser feito até mesmo pela internet

Um em cada três casamentos terminava em divórcio no Brasil, com o isolamento provocado pela Covid 19 e maior convivência do casal dentro de casa, esse número ‘explodiu’. O segundo semestre de 2020 registrou o maior número de dissoluções matrimoniais desde o início do processo de divórcio em Cartório, em 2007. O número total de 43.859 divórcios extrajudiciais, no segundo semestre de 2020, no Brasil, é 15% maior do que as 38.174 dissoluções ocorridas no segundo semestre de 2019.

Os divórcios consensuais aumentaram 54% entre maio e julho de 2020. Foram de 4.641 para 7.213. Outubro de 2020 foi o mês com maior número de divórcios no Brasil desde 2007 – mais de 7,6 mil. O levantamento foi feito pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB), entidade que reúne os Cartórios de Notas do país.

A variação verificada de 2019 para 2020 é ainda 13 pontos percentuais superior à média histórica nacional, que registrava crescimento anual de 2% nos divórcios em Cartórios desde 2010 – ano em que foi introduzido o divórcio direto no Brasil, por meio da Emenda Constitucional nº 66/2010.

Até os anos 1920, havia um divórcio para cada 27 casamentos, mas só nos últimos 10 anos, houve um crescimento de 160%, de acordo com o IBGE.

Desde o início do isolamento, dados do Google Brasil mostram que cresceu a busca por termos relacionados a divórcio. As pesquisas sobre “divórcio online” foram 1.100% maior entre maio e julho, em comparação ao trimestre anterior. Perguntas como “Quanto custa um divórcio” e “Como dar entrada em divórcio” também foram três vezes maior neste período.

Idivorciei: apoio a quem precisa recomeçar depois da separação

Os índices são alarmantes, mas não dão a real dimensão do tamanho do estrago que um divórcio causa na vida das pessoas, seja do ponto de vista emocional, seja no enfrentamento das novas decisões no cotidiano.

Como conviver com a frustração e a perda? Como gerir a vida financeira? E a criação dos filhos? São muitas mudanças e situações desafiadoras que envolvem uma separação.

Para auxiliar as pessoas nesta fase tão delicada, foi lançado recentemente o Idivorciei (https://www.idivorciei.com.br), hub de serviços e orientações de especialistas, em dez áreas prioritárias: saúde emocional, assessoria financeira, assessoria jurídica, carreira profissional, cursos, moradia, bem-estar, viagens, compras e relacionamentos.
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS