quinta-feira, 4 março, 2021
Início Arapiraca Odontólogo explica o que é a cárie e como ela corrói os...

Odontólogo explica o que é a cárie e como ela corrói os dentes – Saúde em Foco

Dr. Gabriel Lira diz que o primeiro sinal da cárie é uma mancha branca no dente

Nesta segunda-feira (22/02), o Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, teve como tema a doença cárie. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o odontólogo Dr. Gabriel Lira.

O odontólogo começa explicando que a cárie se forma a partir das bactérias que existem normalmente na boca e formam grupos chamados de placas para abocanhar a sacarose, que é o açúcar dos restos de comida. “Essas bactérias produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-los”, esclarece.

Segundo o odontólogo, quando a cárie começa a corroer o dente, a pessoa não sente dor. “O primeiro sinal da cárie é uma mancha branca no dente. Se a cárie não for removida neste estágio inicial, se aprofunda e a mancha branca vai ficando cada vez mais escura, até corroer todo o dente”, salienta, enfatizando que a cárie pode estar escondida por baixo do tártaro.

Vale ressaltar que nem toda mancha escura nos dentes é cárie. De acordo com o Dr. Gabriel Lira, muitas vezes as manchas escuras aparecem naturalmente nos dentes, sem nenhuma cárie. Ele também enfatiza que nem sempre sentir dor ao tomar algo gelado ou quente pode ser sinal de cárie.

O odontólogo Dr. Gabriel Lira atende na Climeo, localizada na Rua Fernandes Lima, nº 297, no Centro de Arapiraca.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Assista à entrevista na íntegra:

Reprodução: Portal NN1

Rádios

ÚLTIMAS NOTÍCIAS