domingo, 14 agosto, 2022
HomeArapiracaOftalmologista explica o que é diplopia, ou visão dupla, e suas causas...

Oftalmologista explica o que é diplopia, ou visão dupla, e suas causas – Saúde em Foco

Dr. Walberto Santana ressalta que a diplopia é, muitas vezes, incapacitante e pode ser um sinal de problemas neurológicos graves

Nesta quarta-feira (17/02), o Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, teve como tema diplopia ou visão dupla. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o oftalmologista Dr. Walberto Santana.

De acordo o Dr. Walberto Santana, a diplopia é a percepção de duas imagens de um único objeto. A diplopia pode ser monocular ou binocular. Segundo ele, a diplopia monocular ocorre quando apenas um olho está aberto, já a diplopia binocular ocorre com os dois olhos abertos e desaparece quando um dos olhos é fechado.

Dr. Walberto explica que a diplopia surge de distúrbios dos movimentos oculares.A diplopia é, muitas vezes, incapacitante e pode ser um sinal de problemas neurológicos graves, por isso, quando a pessoa perceber o surgimento da diplopia é preciso procurar o médico”, orienta.

A diplopia pode ser horizontal, cruzada ou oblíqua, ou vertical:

Na diplopia horizontal as imagens surgem horizontalmente, ou seja, uma ao lado da outra;

Na diplopia cruzada ou oblíqua ocorre uma combinação de diplopia vertical e horizontal com uma torção;

Na diplopia vertical as imagens surgem verticalmente, ou seja, uma em cima e outra em baixo.

O Dr. Walberto Santana ressalta que as causas da diplopia são variadas, podendo surgir devido a doenças dos olhos ou doenças sistêmicas (musculares ou neurológicas), e pode ser desde casos simples até doenças mais graves. Por isso, é preciso procurar o médico o mais breve possível.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Assista à entrevista na íntegra:

Reprodução: Portal NN1

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS