sexta-feira, 19 agosto, 2022
HomePolíciaOperação Curupira: Polícia prende caçador e apreende pássaros, armas e munições em...

Operação Curupira: Polícia prende caçador e apreende pássaros, armas e munições em União dos Palmares

Ação aconteceu na zona rural de União dos Palmares

Nesta terça-feira (09/02) militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) participaram de mais uma etapa da Operação Curupira, que vem sendo realizada de forma conjunta com integrantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com objetivo de coibir crimes ambientais. O ocorrido foi registrado no Povoado Muquém 03, Zona Rural de União dos Palmares e envolveu, além de crimes ambientais, ameaça aos agentes empregados na operação.

A guarnição recebeu uma denúncia sobre um indivíduo que seria caçador e, possivelmente, mantinha em sua residência animais silvestres abatidos e armas de fogo. Já no endereço, os militares foram recebidos pelo autor com agressividade: ele utilizou um facão para ameaçar os agentes do ICMBio, mas foi contido pela guarnição.

Logo no alpendre da residência foi encontrada uma mochila contendo uma espingarda, munições e material de acampamento. Já no interior da residência, mediante devida autorização, a busca foi continuada. Entretanto, houve resistência em abrir a porta de um quarto: em seu interior havia mais uma espingarda. No imóvel foram encontrados ainda uma ave em cativeiro e um animal abatido (preá).

Como o indivíduo fez repetidas ameaças e a agressividade representava ameaça à integridade dos agentes e do próprio indivíduo, foi necessário o emprego de algemas na condução. O autor foi levado à base da Polícia Federal no bairro de Jaraguá, em Maceió, para os procedimentos cabíveis. O resumo da apreensão foi: duas espingardas calibre 16; dez munições do mesmo calibre (sendo uma deflagrada); uma espingarda de chumbo 5.5; uma ave Maracanã; uma carcaça de preá e um facão.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS