23.5 C
Arapiraca
Quarta-feira, 30 Abril, 2025

Papa Francisco deixa texto inédito com conselho para casais

O papa Francisco comparou os relacionamentos de namorados e recém-casados a um tango – a dança de sua terra natal, a Argentina, em um texto inédito que preparou para o livro “Youcat”. “Amor para sempre”, que será publicado, em breve, pela fundação editora do Catecismo oficial para os jovens da Igreja Católica. “Não se trata de uma dança passageira, mas de uma aventura que, com incessante encantamento, dura por toda a vida”, escreveu o pontífice no prefácio da publicação, ao confessar, inclusive, ter “dançado muitas vezes” na juventude.
O volume, segundo o Vaticano, foi pensado para acompanhar as novas gerações no caminho rumo ao matrimônio cristão. Na tradicional dança argentina, escreve o papa, “o bailarino e a bailarina se cortejam, vivem a proximidade e a distância, a sensualidade, a atenção, a disciplina e a dignidade. Alegram-se com o amor e intuem o que pode significar entregar-se por completo”, afirma.
“Quantos casamentos hoje fracassam após três, cinco, sete anos? Não seria melhor, então, evitar a dor, tocar-se apenas como numa dança passageira, aproveitar um ao outro, brincar juntos e depois se separar?”, questiona o pontífice. “Não acreditem nisso!”, responde ele, dirigindo-se aos jovens.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

“Acreditem no amor, acreditem em Deus, e acreditem que podem enfrentar a aventura de um amor para a vida inteira. No ser humano reside, de fato, o desejo de ser acolhido sem reservas, e vivenciar isso conduz a um ganho supremo: a vida em plenitude.” Sobre união conjugal, Francisco, citando as Sagradas Escrituras com a expressão “Uma só carne!”, enfatiza a importância de uma preparação cuidadosa para o matrimônio, destacando que o amor é fundamental para a vida e não deve ser tratado levianamente. “É necessária uma preparação adequada, porque toda a vida se desenvolve através do amor, e com o amor não se brinca.”
Ainda segundo a Santa Sé, no texto, o papa propõe, assim, um “catecumenato”, termo que, na igreja primitiva, indicava “um caminho muitas vezes de vários anos, de aprendizado e de discernimento pessoal.” “Um percurso que conduz àquela Amoris laetitia – título de sua Exortação Apostólica pós-sinodal – àquela alegria do amor que, passo a passo, com os olhos cheios de encantamento, não deve parar”, acrescenta.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira

Leia também

‘Nós perdemos o líder religioso mais importante deste primeiro quarto do século XXI’, declara Lula em Roma

Pelo menos 200 mil pessoas participam do funeral do papa Francisco, informa Vaticano

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Dudu retorna aos treinos no Cruzeiro, mas futuro no clube está indefinido

O atacante Dudu foi reintegrado ao elenco do Cruzeiro...

Ceará x Palmeiras: confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Ceará e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira (30), em...

Iga Swiatek vence Madison Keys de virada e vai às semifinais do WTA 1000 de Madrid

A tenista polonesa Iga Swiatek se classificou para as...

Ação rápida de guarnição da Polícia Militar salva bebê de 1 ano em Penedo

A ação rápida de uma guarnição da Patrulha Maria...