27.3 C
Arapiraca
Quinta-feira, 23 Maio, 2024

Patrulha Maria da Penha do 3º BPM celebra1000 mulheres atendidas

A Patrulha Maria da Penha do 3° BPM de Arapiraca, realizou na manhã dessa segunda-feira (27/03) uma solenidade alusiva às 1000 mulheres atendidas pelo pelotão na cidade e região que a unidade operacional atende. O evento foi realizado no auditório do Sesc, no bairro Santa Edwiges, no Agreste do estado.

Estiveram presentes na solenidade autoridades militares e civis, dentre elas o comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI), Coronel Wilson da Silva, representando o comandante geral da corporação, o oficial que está respondendo pelo comando do 3º BPM, Major Marcos Aurélio Ribeiro, a Capitã Maria Adriana de Souza, comandante da Patrulha, em Arapiraca e dentre as autoridades civis estavam a secretaria de Assistência Social de Arapiraca, Fabricia Galindo e o secretario de Ordem Pública de Arapiraca, coronel R/R Ênio Bolivar.

O evento ainda contou com a presença de mulheres assistidas pela parceria, onde o juizado concede as medidas protetivas de urgência e a patrulha faz o acompanhamento. Houve também a exibição de um documentário, além da realização de palestras no evento.

“A gente costuma dizer que a polícia militar tem um trabalho preventivo, nas ruas, muito importante. Importante demais para toda sociedade, mas a Patrulha Maria da Penha, esse pelotão especializado, trabalha dentro das casas para coibir violência doméstica. O homem que agride uma mulher, que a mulher dá entrada na sua medida e o magistrado ou magistrada determina que a gente cumpra essa fiscalização dessa medida protetiva; essa mulher tá com a gente, para proteger ela”, destacou a comandante da Patrulha, em Arapiraca, Capitã Maria Adriana.

A patrulha alcançou marcas expressivas desde que foi criada, em 31 de agosto de 2020. 72 agressores foram presos, mais de 18 mil visitas de fiscalização foram realizadas, 156 palestras preventivas e capacitações, nenhum feminicídio entre as mulheres atendidas, além da distribuição de 320 cestas básicas, totalizando 2 toneladas de alimentos.

O evento foi finalizado com uma apresentação do Soldado Paulo César, ele tocou uma canção em um violino e recitou uma poesia, sobre o tema Mulher.