quarta-feira, 17 agosto, 2022
HomePolíciaPM de Alagoas forma 49 novos aspirantes a oficial

PM de Alagoas forma 49 novos aspirantes a oficial

Formatura do CFO aconteceu nesta sexta-feira (29/01)

A Polícia Militar de Alagoas realizou, nesta sexta-feira (29/01), a cerimônia de declaração dos novos aspirantes a oficial. O evento aconteceu na sede da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), localizada no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, e contou com a participação do secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, e do comandante-geral da PM, coronel Wellington Bittencourt.

A solene formatura deu fim a um ciclo na vida de 49 policiais militares, que passaram mais de três anos recebendo instruções em mais de 100 disciplinas. As atividades permearam os campos das ciências jurídicas, sociais e políticas, tendo o objetivo de capacitar os agentes para o exercício de comando e gestão das atividades de polícia ostensiva, preservação da ordem pública, defesa civil e territorial.

Os novos aspirantes a oficial da Corporação integram a 22ª turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da APMSAM, que recebeu o nome da Cabo Alessandra de Alencar (in memoriam), em homenagem a praça que fazia parte da Reserva Técnica e batalhou bastante para a convocação de todos. Infelizmente, a cabo faleceu antes do início do curso.

Durante o evento, três momentos chamaram bastante a atenção do público. O primeiro foi a devolução em definitivo do Espadim Tirandentes, símbolo do cadete policial militar que foi entregue aos então cadetes no 1º ano do CFO. Em seguida, a entrega das espadas aos formandos feita pelos padrinhos e madrinhas. A espada é símbolo do oficialato e o primeiro colocado no curso recebeu ela das mãos da maior autoridade presente, o secretário Alfredo Gaspar. O terceiro momento foi o tradicional fora de forma, que encerrou por completa a cerimônia.

Ainda na solenidade, houve homenagens a personalidades e instrutores que contribuíram bastante para o desenvolvimento do CFO, além do juramento e continência individual feitos pelos novos aspirantes perante o Pavilhão Nacional.

“Hoje entregamos à sociedade 49 novos aspirantes. Não foi fácil, foram três anos de muitas abdicações, de vida nova, que os senhores inclusive terão saudades. Pode parecer estranho uma turma de oficiais receber o nome de uma cabo, mas com certeza esse é um dia muito especial que compartilhamos da presença dessa pessoa, com quem tive o prazer de trabalhar. Que não gozava apenas da beleza exterior, mas de um coração maravilho, que quando entrava numa viatura trazia paz e alegria para todos, mas os desígnios do Senhor ninguém pode entender. Escolas de comandantes, mas não esqueçam que acima de todos nós, existe o maior comandante: o Deus todo-poderoso. Sejam gratos por tudo o que Deus vos abençoou. Parabéns!”, afirmou o coronel Bittencourt. Os neo aspirantes serão classificados nas mais diversas unidades da Corporação nos próximos dias para reforçar o trabalho em prol da segurança da população alagoana.

“A PM tem hoje mais 49 futuros comandantes, que decidirão vidas e estabelecerão critérios para que essa Polícia continue a ser respeitada, amada e principalmente continue a ser confiável. O governador Renan Filho quando assumiu o governo do estado encontrou uma Policia Militar sucateada, padecendo de melhorias em todas as áreas, hoje olho para esta Corporação e posso dizer: ainda falta muito a ser feito, mas grandes investimentos também foram realizados”, disse o secretário de Segurança Pública, relembrando também os avanços que a PM recebeu nos últimos anos, entre eles, as viaturas blindadas, que serão entregues no aniversário da Corporação na próxima semana. Alfredo Gaspar também afirmou que a reforma do prédio bicentenário do Quartel do Comando-Geral (QCG), no Centro da Capital, será iniciada nos próximos meses e anunciou a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) Tipo 3, a ser construído no Benedito Bentes.

A solenidade foi acompanhada também pelo secretário executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Elias de Oliveira; pelo subcomandante-geral da PM, coronel Thúlio Emery; pelo comandante da APMSAM, coronel Neyvaldo Amorim; além de demais autoridades militares, entre elas chefes das Forças Armadas em Alagoas; autoridades civis, como os deputados Ronaldo Medeiros e Cabo Bebeto; e demais oficiais, praças e familiares.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS