23.3 C
Arapiraca
Segunda-feira, 6 Janeiro, 2025

Polícia Civil conclui inquérito e aponta autor do assassinato de empresário em Teotônio Vilela

A Delegacia do 79º Distrito Policial (79º DP) de Teotônio Vilela, comandada pelo delegado Valter Nascimento, concluiu o inquérito que apurou a morte do empresário do ramo de segurança Davi Abílio, ocorrido no dia 11 de dezembro de 2023, alvejado por vários disparos de arma de fogo.

Segundo o delegado, a integração entre a Polícia Civil e Policia Científica agilizou as ações e, no dia do crime, o Instituto de Criminalística (IC) enviou o perito criminal José Veras ao local, onde foram coletados seis estojos e um projétil de munição de arma de fogo. “Esta integração foi fundamental para o esclarecimento do caso”, frisou.

Durante as investigações, policiais civis obtiveram imagens de câmeras de vigilância instaladas na cidade, as quais registraram o veículo Fiat Mobi, de cor prata, sem placa, evadindo-se em alta velocidade logo após a consumação do homicídio.

Informações de populares deram conta de que o veículo pertencia a uma locadora, sendo possível saber para quem o veículo teria sido locado, bem como acessar o sistema de rastreio existente no carro.

Em uma sequência de diligências, as equipes de policiais civis de Teotônio Vilela se dirigiram até as imediações onde o Fiat Mobi estava estacionado, sendo realizada uma abordagem ao condutor do veículo.

No carro, foram encontrados uma pistola, marca Taurus, calibre 9mm, três carregadores e 51 munições. Além disso, foram apreendidos uma faca, um canivete preto e dois celulares – um da marca CAT e outro da Motorola, ambos de cor preta.

Diante de todas as evidências, segundo o inquérito, foi dada voz de prisão ao condutor do veículo abordado, sendo ele conduzido para a delegacia plantonista, onde foi autuado em flagrante delito, pelo crime de homicídio qualificado, por ter sido cometido à traição e mediante emboscada, tornando impossível a defesa da vítima.

Com a prisão de um dos suspeitos de participar do crime e a apreensão da pistola 9mm, como também de um veículo com as mesmas características do carro usado pelos assassinos, o Instituto de Criminalística conseguiu realizar vários outros tipos de perícias, que confirmaram a participação do então suspeito no crime.

No total, seis peritos criminais da Polícia Científica contribuíram com as investigações através da realização de exames e confecções de laudos.

O exame de micro comparação balística confirmou que os elementos de munição eram convergentes entre eles, ou seja, saíram da mesma arma, confirmando que a pistola 9mm, foi usada para cometer o crime.

“A colaboração estreita entre a Polícia Civil e a Polícia Científica é essencial para a eficiência das investigações. A elucidação do homicídio de Davi Abílio da Silva foi um exemplo de que, com esse esforço conjunto, foi possível avançar rapidamente nas investigações, demonstrando que a cooperação entre as diferentes áreas da segurança pública é fundamental para alcançarmos resultados positivos em benefício da sociedade”, afirmou o delegado Valter Nascimento.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Juazeirense x ASA: terá arbitragem cearense

O ASA encara a Juazeirense em jogo decisivo pela fase...

Conheça o Maracanã, adversário do CSA na Pré-Copa do Nordeste

O CSA vai enfrentar o Maracanã (CE), quarta-feira, às...