28.1 C
Arapiraca
Sábado, 11 Janeiro, 2025

Polícia Civil vai investigar morte de cão submetido à eutanásia em Maceió

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Contra o Meio Ambiente, irá instaurar Inquérito Policial (IP) para investigar as circunstâncias da morte de um cão da raça Weimaraner, que morreu após ter sido submetido a um procedimento de eutanásia (procedimento intencional e indolor que causa a morte do animal para aliviar o sofrimento).

O tutor do animal registrou a ocorrência no sábado (18/02) e no relato disse que após o animal fugir de casa, no bairro de Cruz das Almas, em Maceió, na sexta-feira (17/02), ele foi encontrado e recolhido pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), onde foi feita eutanásia.

O caso – Após fugir da casa de seu tutor, no bairro de Cruz das Almas, em Maceió, na manhã da última sexta-feira (17/02), Apollo, um cão da raça Weimaraner, de 13 anos de idade, foi finalmente encontrado, na tarde do mesmo dia, na Praia de Jatiúca, por guarda-vidas do Corpo de Bombeiros (CBMAL). Depois de horas sem se alimentar e caminhando longa distância, o animal estava desidratado e exausto. Os militares o acolheram, deram água e o colocaram na sombra.

O que parecia ser o alívio para o tutor do Apollo e para a médica veterinária do cão, Leila Patrícia Correa, que procuravam aflitos o animal desde o dia anterior, se transformou em pesadelo. Após encontrarem o animal, os guarda-vidas acionaram a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), antigo CCZ, que recolheu Apollo e decidiu pela morte do animal, o procedimento de eutanásia.

Por meio de nota, a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) informou que o cão “estava idoso, com sobrepeso, desidratado, olhos lesionados, sem estímulo visual e com lesões cutâneas, o que caracterizou o animal em situação de sofrimento e sem condições de tratamento. Nestes casos, a medida adotada para abreviar o sofrimento do animal é o procedimento da eutanásia, feita após toda a avaliação clínica necessária”. A nota também afirma que, segundo denúncias, o cão havia sido abandonado na Praia de Cruz das Almas.

Com informações do TNH1

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Flávia Alessandra encanta seguidores com fotos de maiô amarelo em Alagoas

Flávia Alessandra, aos 50 anos, decidiu se destacar ao...

Casares antecipa acerto do São Paulo com lateral Enzo Díaz, do River Plate

O presidente Julio Casares entregou nas redes sociais o...

Síria diz ter frustrado ataque do Estado Islâmico em Damasco

Autoridades de inteligência do novo governo da Síria alertaram...