32.8 C
Arapiraca
Quarta-feira, 9 Abril, 2025

Usuária diz que foi humilhada por diretora de posto de saúde em Arapiraca e Prefeitura emite nota

A polícia foi acionada após uma discussão entre uma usuária e a diretora do 4° Centro de Saúde de Arapiraca, na tarde dessa segunda-feira (04). A unidade de saúde fica localizada no bairro Itapoã, e segundo relatos da mulher, identificada como Jeniffer Brás, enviadas à NN FM, na manhã desta terça-feira (05), a mãe dela foi humilhada pela diretora do posto, e por isso a discussão foi iniciada. A Secretaria Municipal de Saúde enviou uma nota dizendo que “repudia qualquer forma de desrespeito, prezando sempre por um atendimento justo, igualitário e dentro das normas do Ministério da Saúde”, mas não falou nada sobre em específico sobre o caso.06

De acordo com o relatório de ocorrências da Polícia Militar, uma guranição foi acionada por funcionários do posto alegando que uma senhora estava alterada, e havia desacatado a diretora. No local as partes foram ouvidas e um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi lavrado.

Segundo os relatos da usuária, ela foi até a unidade de saúde, acompanhar a mãe, para tentar marcar um exame de tomografia. Incialmente Jeniffer não queria ir, pois já teria tentando conseguir, com a diretora, um exame de biópsia para sua mãe, mas sem sucesso.

Mesmo assim, Jeniffer resolveu acompanhar a mãe, e ao entregar o exame a diretora, ela disse que não conseguia por causa da justificativa do médico, e segundo a usuária, a diretora não soube falar o motivo exato.

A mãe de Jeniffer indagou a diretora dizendo “se fosse tempo de política conseguia”, e ainda argumentou que tinha um exame há dois anos para ser marcado e nunca tinha tido retorno. Neste momento, a diretora teria começado a rir da mãe da Jeniffer, foi rindo até a sala de marcação, e em tom de sarcasmo, pediu para ser verificado o exame, e continuou rindo da mãe, e os outros funcionários do posto também começaram a rir. A diretora também disse que o exame já havia sido marcado.

Jeniffer então alegou com a diretora que isso não era atitude de uma diretora, que ela deveria dar o exemplo, a diretora então teria dito “vá pra casa tomar seu remédio controlado”. Neste momento Jenifer disse que “me alterei porque fui chamada de louca e disse um monte de coisa”.

Uma outra funcionária que não estava na situação, começou a filmar a cena da usuária alterada e chamou a  polícia, disse que ainda que eles “são autoridades” e que mãe e filha tinham que respeitar eles. “Além de ser humilhada, todo mundo rindo, e só filmaram a parte que eu estava alterada, e não o começo quando minha mãe e eu fomos humilhadas”, finalizou Jeniffer.

A produção da NN FM entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde de Arapiraca, que enviou a seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, como protocolo padrão do Ministério da Saúde, as Unidades Básicas de Saúde só realizam biópsias ou tratamentos a partir de encaminhamentos provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que não foram realizados através de clínicas privadas.

O órgão também reforça que repudia qualquer forma de desrespeito, prezando sempre por um atendimento justo, igualitário e dentro das normas do Ministério da Saúde. Desta forma, as equipes de profissionais de todas as UBS do município podem oferecer assistência de qualidade e acesso aos benefícios do SUS.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Trump assina decreto para aumentar produção de carvão nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou recentemente...

Suspeito de aplicar mata-leão e matar a mãe em São Miguel dos Campos é preso

Policiais civis da Delegacia de Homicídios da 6ª Região...