21.2 C
Arapiraca
Quinta-feira, 17 Abril, 2025

Polícia Federal realiza operação contra pornografia infanto-juvenil e cumpre mandado em Maceió

A Polícia Federal no Estado de Alagoas cumpriu hoje um mandado de busca e apreensão na cidade de Maceió, durante a execução da Operação Download 5, que investiga o armazenamento e o compartilhamento de arquivos contendo pornografia infanto-juvenil através da internet.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em outubro 2022, com a participação de policiais federais do Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas. Não houve prisão.

Durante o cumprimento do mandado foram apreendidos equipamentos de informática como notebook, hd’s e mídias digitais, além de um smartphone. Todo material será encaminhado ao setor de perícias da Polícia Federal em Alagoas para elaboração de laudo pericial.

A medida judicial foi cumprida com o objetivo de instruir inquérito policial, no qual foi identificado que uma pessoa vinha baixando e disponibilizando arquivos contendo cenas pornográficas envolvendo crianças e adolescentes, utilizando programas comumente encontrados na internet.

O armazenamento e o compartilhamento de fotografias, vídeos ou qualquer outro registro de imagem que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente são crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). As penas para esses crimes, quando somadas, podem chegar a até 10 (dez) anos de prisão.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Santos vence Atlético-MG por 2 a 0 no Brasileirão 

A quarta-feira (16) tinha tudo para ser apenas de...

Fluminense derrota Corinthians por 2 a 0 e consolida boa fase no Brasileiro

O Fluminense conquistou uma vitória importante nesta quarta-feira (16)...

Palmeiras bate Internacional e derruba invencibilidade de 17 jogos dos gaúchos

Dois dos postulantes ao título do Brasileirão, Internacional e...

Trump corta verbas de Harvard: medida boa, exigências ruins

O presidente dos EUA suspendeu verbas para a universidade...