26.1 C
Arapiraca
Sábado, 6 Setembro, 2025

Policiais penais de Alagoas podem contar com programa que cuida da saúde mental dos profissionais

Os policiais penais de Alagoas podem contar com uma iniciativa direcionada exclusivamente aos profissionais da segurança pública. Trata-se do programa Escuta Susp, uma iniciativa para cuidar da saúde mental de quem atua no combate à criminalidade.

Desenvolvido pelo governo federal, o programa atua junto aos profissionais da segurança e oferece acolhimento, psicoterapia e promoção à vida.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, neste mês o Escuta Susp passou a oferecer atendimentos nas áreas de psiquiatria e de farmacologia.

A gerente de Saúde da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris), Andréa Rocha Sarmento de Azevedo, destaca que no estado a Polícia Penal aderiu ao programa em agosto de 2024. “Temos tido uma boa aceitação entre os policiais. Essa procura por ajuda é importante, porque o servidor de segurança se depara com situações estressantes e principalmente quem trabalha no sistema prisional”, analisa.

A gerente de Saúde da Seris reforça que o Escuta Susp é um recurso de extrema importância para a categoria. “Isso porque a gente pode conversar com especialistas, profissional de psicologia e agora da psiquiatria, serviço feito através da escuta ativa, do acolhimento e encaminhamento para a psicoterapia quando necessário. Cuidar da saúde mental é cuidar da saúde como um todo”, finaliza a policial penal.

Com a inclusão das novas especialidades, os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) poderão contar com consulta psiquiátrica e gerenciamento de terapia medicamentosa de forma articulada com os atendimentos psicológicos já em curso.

Para solicitar o serviço psicológico, basta acessar o site, preencher o cadastro e anexar a carteira funcional: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-seguranca/seguranca-publica/escuta-susp

O programa

Criada em maio de 2024 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a iniciativa já contabiliza quase 14 mil atendimentos psicológicos, em 24 unidades da Federação, incluindo Alagoas. O projeto tem mais de 2,6 mil pacientes cadastrados na maioria dos estados.

O Escuta Susp é base para a elaboração de protocolos em saúde mental específicos para profissionais de segurança pública, com acolhimento para demandas pontuais, psicoterapia contínua e intervenções preventivas contra o suicídio.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Hungria proíbe Parada do Orgulho em repressão à comunidade LGBTQIA+

A polícia da Hungria proibiu uma Parada do Orgulho...

SP Open homenageia lendária Maria Esther Bueno

O SP Open, o WTA da maior cidade das...