34.3 C
Arapiraca
Sexta-feira, 24 Janeiro, 2025

Políticas públicas impulsionam abertura de mais de 39 mil empresas e criação de 21 mil empregos em Alagoas

Políticas públicas – ações e programas – desenvolvidas pelo Governo de Alagoas ajudaram o estado a registrar, em 2024, a abertura de 39.829 empresas e a geração de mais de 21 mil novos empregos. Comparado ao ano anterior, o estado teve um aumento significativo de 8.253 empresas (elevação de 26,1%) e 4.455 empregos (crescimento de 25,3%).

Em 2023, foram 31.576 empresas abertas e um saldo de 16.749 empregos criados. Os dados foram divulgados pelo Sebrae Alagoas.

Com infraestrutura adequada e um dos programas mais arrojados de incentivos fiscais e locacionais do país, Alagoas tem atraído, cada vez mais, empresas que, consequentemente, promoveram a abertura de novos postos de trabalho, em diversos setores. O círculo virtuoso aumenta o poder de compra da população e faz a roda da economia girar.

Só em 2024, o Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin) incentivou 31 empresas, que promoveram investimentos da ordem de R$ 821.226.774,67 em Alagoas, geraram 2.802 empregos diretos e outros 6.962 indiretos.

Em um recorte mais amplo, que corresponde à gestão do governador Paulo Dantas, foram gerados mais de 23 mil empregos diretos, por meio das mais de 270 obras estruturantes diversas executadas pelo Governo de Alagoas, com investimento de R$ 4,9 bilhões.

Obras estruturantes do Governo do Estado já geraram mais de 23 mil empregos diretos em Alagoas (crédito: Pei Fon)  

O ano de 2024 também marcou o tempo recorde de 13h32 para se constituir um negócio em Alagoas pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), que diminuiu significativamente o tempo médio para se abrir uma empresa por aqui.

Qualificação

Para acompanhar o ritmo da economia e a abertura de novos postos de trabalho, o Governo de Alagoas também tem investido na qualificação da mão de obra. Neste sentido, dois programas se destacam: o Emprega Mais Alagoas e o Escola do Turismo, que atende um dos setores que mais crescem no estado.

Só em 2024, o Emprega Mais Alagoas qualificou, de forma gratuita, mais de mil trabalhadores, em diversas áreas. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq).

Já o Escola do Turismo findou 2024 com mais de 2.700 alunos capacitados e certificados. O programa é executado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com as empresas, o Sindicato Empresarial de Hospedagens e Alimentação (Sindhal), Senac e Sebrae. São 49 cursos, divididos em 290 turmas.

Escola do Turismo investe na capacitação da mão de obra para os setores da hotelaria, bares e restaurantes (Ascom Setur)

Desde o seu lançamento, o Escola do Turismo já formou mais de 5.600 alunos. Em janeiro deste ano, foram abertas mais de 190 novas vagas. O objetivo do programa é fomentar a geração de emprego e renda, além de capacitar pessoas que estão em busca do primeiro emprego ou qualificar quem já está no mercado de trabalho, movimentando os setores de hotelaria, alimentação e outros segmentos ligados à atividade turística.

Além de receberem a certificação, após a conclusão dos cursos, os alunos são cadastrados no banco de talentos, plataforma que conecta os concluintes às vagas abertas no setor turístico do estado.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Com novo técnico, CSE estreia na Copa Alagoas vencendo o CRB por 1 a 0

Na sequência da 1ª rodada da Copa Alagoas, o...

‘Emilia Pérez’ é ‘apredejado’ no México, país que inspirou a trama do filme

O longa-metragem “Emilia Pérez“, dirigido por Jacques Audiard, tem...

Milei estuda remover feminicídio do Código Penal da Argentina

A administração de Javier Milei está considerando a retirada...