Neste último final de semana, houve eleições parlamentares em Portugal. Embora o partido governista (AD) – partido de centro esquerda ou centro direita, a depender do corte -, tenha ficado à frente, chamou a atenção o crescimento dos conservadores neste último pleito. Fenômeno parecido aconteceu nas eleições na França e na Alemanha.
O crescimento da direita na Europa é explicado pelo fato de as esquerdas defenderem pautas desconectadas dos reais problemas da população. Pauta woke (aborto, ideologia de gênero, legalização de drogas, alarmismo ambiental etc.) interessam a intelectuais de esquerda, mas não são um problema para a classe média e para a população mais pobre. O povão mesmo quer saber de segurança, questões imigratórias, inflação controlada, emprego e crescimento econômico.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Se no passado, a esquerda tinha mais capacidade de identificar os problemas da massa, hoje este lugar tem sido tomado cada vez mais pela direita. A razão é simples: a direita toca em problemas reais e concretos, enquanto a esquerda discute questões abstratas e idealizadas, que só interessam a uma minoria barulhenta.
Leia também
Desemprego é menor onde Bolsonaro ganhou em 2022
Fonte: Jovem Pan