23.2 C
Arapiraca
Domingo, 19 Janeiro, 2025

Prazo para vacinação da aftosa encerra dia 30

Com a meta de vacinar 100% do rebanho de bovino e bubalinos contra a febre aftosa, o que representa um universo de quase 1,3 milhão de animais, a campanha de vacinação segue em Alagoas, até a próxima terça-feira (30). A vacinação, cujo prazo não será mais prorrogado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), é destinada a animais de todas as idades.

Antecipada por determinação do Mapa, a etapa teve início no último dia 15 de abril e, de acordo com a determinação ministerial, o índice mínimo exigido para a cobertura vacinal é de 90%. Segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas – Adeal, o Ministério da Agricultura determinou ainda que a declaração da vacinação seja concluída até o dia 15 de maio. Para isso, o criador deve procurar os escritórios da Adeal mais próximo ou fazer a declaração no sidagro-produtor.

A antecipação da etapa atende a um pleito do Governo de Alagoas e das entidades que representam o setor produtivo do estado, possibilitando que Alagoas avance junto com os demais que já receberam a autorização do Mapa para migrar para a zona livre da febre aftosa sem vacinação em 2025.

“Contamos com o apoio dos produtores alagoanos para vacinar o rebanho. Quanto mais rápido vacinar e declarar, mais rápido a gente leva Alagoas para a zona livre da aftosa sem vacinação”, afirmou a secretária de estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.

“É muito importante que o criador alagoano, mais uma vez, faça sua parte neste processo, vacinando o rebanho até o dia 30 de abril e declarando na Adeal”, declarou Marco Albuquerque, presidente da Adeal.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Santos arranca empate na casa da Ponte Preta pelo Paulistão

O DNA ofensivo tão prometido por Pedro Caixinha no...

Israel anuncia libertação de 90 prisioneiros palestinos sob acordo de trégua em Gaza

Cerca de 90 prisioneiros palestinos foram libertados por Israel...

Critics Choice Awards divulga nova data após incêndios em Los Angeles

Por conta dos incêndios que afetaram Los Angeles (EUA)...