A Prefeitura de São Sebastião informou, por meio de nota, na noite desse domingo (09/04), que está apurando supostas ameaças nas escolas da rede municipal. As ameaças estariam sendo realizadas via redes sociais, e a Prefeitura já acionou os órgãos de segurança.
Veja a nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria Municipal de Educação, tomou conhecimento de prints de perfis anônimos que estão circulando nas redes sociais, disseminando supostas ameaças de ataques às escolas da rede municipal.
Diante dos fatos, a gestão municipal já está tomando as medidas cabíveis junto aos órgãos de segurança no sentido de investigar, identificar e punir o(s) autor(es) deste tipo de crime, que representa mais que uma ameaça à comunidade estudantil, mas a todos os munícipes.
A Prefeitura e a Secretaria de Educação reforçam ainda a importância da parceria entre pais e escola, uma vez que é necessário que os pais observem mais seus filhos, principalmente durante o uso da internet e o comportamento em redes sociais (em se tratando de crianças e adolescentes).
As autoridades competentes estão tomando as devidas providências e a rede de ensino segue com o calendário normal.
Outros casos em Alagoas
Em 31 de março do corrente ano, pais de alunos da Escola Estadual Doutora Eunice de Lemos Campos, localizada no Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, denunciaram as ameaças de morte que estudantes da unidade de ensino estavam sofrendo. Três homens foram identificados como sendo os autores das ameaças.
O aluno e mais dois irmãos dele foram identificados como autores da ameaça e conduzidos para a delegacia na tarde dessa terça-feira (04/04). Eles confessaram o envio das mensagens com teor de violência. Um dos suspeitos é de maior e os outros dois têm 16 anos e são gêmeos. Um dos gêmeos é o aluno da escola. O trio foi liberado pela ausência do flagrante após prestar depoimento.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a 13ª Gerência Regional de Educação foram convocadas para discutir medidas relacionadas ao estudante que confessou estar envolvido nas ameaças de massacre na localidade por meio das redes sociais.
Em União dos Palmares, uma ação coordenada pelo delegado Regional de União dos Palmares, Guilherme Martim Iusten, e a equipe da 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil (11ª DRP) cumpriu, mandados de busca e apreensão contra adolescentes infratores no município. De acordo com a Polícia Civil, um dos casos se referia a adolescentes envolvidos em uma série de ameaças, proferidas contra professores e alunos de instituições de ensino da cidade através das redes sociais, em que eles usavam nomes falsos para se esconder e praticar os atos.
Na semana passada, a Polícia Civil de Alagoas (PCAL), em parceria com os órgãos de Segurança Pública do Estado, instituiu, de maneira permanente, um sistema de monitoramento de ameaças em escolas alagoanas.