20.5 C
Arapiraca
Sábado, 5 Julho, 2025

Procurador do Tribunal Penal Internacional pede prisão de Netanyahu e líderes do Hamas por crimes de guerra

O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, anunciou nesta segunda-feira (20) que solicitou a emissão de mandados de prisão contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e contra líderes do movimento palestino Hamas, por supostos crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Após mais de 200 dias de guerra entre Israel e Hamas, o procurador do tribunal com sede em Haia informou em um comunicado que apresentou pedidos para ordens de prisão contra Netanyahu e seu ministro da Defesa, Yoav Gallant, por crimes como “matar deliberadamente os civis de fome”, “homicídio doloso” e “extermínio e/ou assassinato” na Faixa de Gaza.

“Afirmamos que os crimes contra a humanidade acusados foram cometidos como parte de um ataque generalizado e sistemático contra a população civil palestina, para cumprir uma política de Estado. Segundo as nossas conclusões, alguns destes crimes continuam sendo cometidos”, declarou Khan, em referência a Netanyahu e Gallant. O governo de Israel, que não faz parte do TPI, chamou o pedido de “vergonha histórica”.

As acusações contra os dirigentes do Hamas, entre eles Yahya Sinwar, líder do movimento islamista em Gaza, incluem “extermínio”, “estupro e outras formas de violência sexual” e “tomada de reféns como crime de guerra” em Israel e em Gaza. A solicitação também afeta Mohamed Al Masri, mais conhecido como “al Deif”, chefe das brigadas Ezedin al Qasam, o braço militar do Hamas, e Ismail Haniyeh, líder do gabinete político do movimento palestino. “Afirmamos que os crimes contra a humanidade acusados eram parte de um ataque generalizado e sistemático contra a população civil de Israel por parte do Hamas e outros grupos armados para cumprir as políticas organizacionais”, destacou o procurador em um comunicado.

*Com informações de AFP

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Sobe para 27 o número de mortos por inundações no Texas

O número de mortes confirmadas no centro-sul do Texas...

Elon Musk lança partido político nos EUA para ‘devolver a liberdade’ ao país

O empresário Elon Musk, ex-aliado do presidente Donald Trump,...

Sergipe abre 2 a 0, mas o ASA “arranca” empate na superação: 2 a 2

Jogando neste sábado (5), no estádio Coaracy da Mata...

Virginia Fonseca toma sol em Goiânia e exibe corpo tonificado

Virginia Fonseca, aos 26 anos, mostrou os resultados de...