Na sessão desta terça-feira (29), os deputados analisaram no plenário da Casa, 20 matérias, entre elas, projeto de lei ordinária nº 1158/2024, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (MDB), que reconhece Festa da Padroeira de Arapiraca, realizada anualmente entre 24 de janeiro e 2 de fevereiro, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas.
“Esta festividade, dedicada à Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira da cidade, é um evento que promove a devoção, o fortalecimento dos laços comunitários e a preservação das tradições locais, constituindo-se como uma verdadeira manifestação de fé e identidade cultural do povo arapiraquense”, destaca Nezinho.
O deputado ressalta ainda, que a Festa é uma celebração de grande importância religiosa, cultural e social para a cidade de Arapiraca e para o Estado de Alagoas.
“Além do seu valor religioso e cultural, a Festa da Padroeira de Arapiraca possui significativa relevância econômica para a cidade. Durante o período de celebração, Arapiraca recebe visitantes de diversas regiões, o que impulsiona o turismo e gera oportunidades para o comércio local, beneficiando comerciantes, artesãos e pequenos empresários. Este movimento fortalece a economia regional e promove o desenvolvimento local”, afirmou.
Por fim, o parlamentar reafirmou que o reconhecimento da Festa da Padroeira de Arapiraca como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas busca valorizar e assegurar a continuidade desta importante tradição, garantindo que suas práticas e rituais sejam preservados e transmitidos para as futuras gerações.
“Este evento envolve uma série de atividades culturais e religiosas, como procissões, missas, apresentações artísticas, cavalgada e manifestações populares, que enriquecem a diversidade cultural do estado e refletem a devoção e o orgulho da comunidade”, concluiu.