Agora, os proprietários de veículos podem ter descontos de até 40% no valor das multas, caso se cadastrem no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Desde que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) optou pelo SNE, o benefício permite o envio de notificações, comunicados e documentos em formato digital, relativos a infrações de trânsito.
O cadastro no SNE precisa ser feito por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal de Serviços da Senatran (https://www.loja.serpro.gov.br/sne). Após a adesão, os proprietários de veículos passam a ser comunicados eletronicamente sobre as notificações de autuação e penalidade interestaduais.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AL, Marco Fireman, essa é mais uma vantagem oferecida pelo Detran-AL. “Com a notificação eletrônica, os recursos financeiros que seriam utilizados para a impressão das multas e o envio delas pelos correios são economizados pelo estado e repassados aos usuários na forma de desconto. Além disso, a burocracia se torna muito menor, e assim conseguimos otimizar os serviços do Detran-AL para melhor atender o povo alagoano”, explicou.
O usuário pode cancelar o cadastro no SNE quando quiser, voltando a receber as notificações de autuação e penalidades pelos correios.
Ao acessar a Carteira Digital de Trânsito, o usuário deve clicar na sessão de “Infrações”, e então selecionar infrações por infrator ou infrações por veículo. Ao realizar esse procedimento, uma mensagem irá aparecer: “Aderir ao SNE”. Os proprietários de veículos devem clicar nessa mensagem, preencher seus dados e clicar em “Aderir”.
Outra opção é fazer o acesso pelo Portal de Serviços e localizar o link para o bloco “Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)”, clicando em “Minha Adesão ao SNE”. Após preencher o formulário com os dados pessoais e clicar em “Aderir”, o sistema enviará um e-mail para ativar o cadastro e confirmar os dados informados.