28.1 C
Arapiraca
Terça-feira, 6 Maio, 2025

Putin diz que é inevitável acordo com Ucrânia para colocar fim à guerra e afirma: ‘Estamos preparados’

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que é inevitável acordo com Ucrânia para colocar fim a guerra, e se diz pronto para começar as negociações. “No final, tem que chegar a um acordo. Já disse várias vezes que estamos preparados para esses acordos, que estamos abertos, mas isso nos obriga a refletir sobre com quem estamos lidando”, declarou o presidente russo, à margem de uma cúpula regional no Quirguistão nesta sexta-feira, 9.

Putin reagiu às recentes declarações da ex-chefe do governo alemão Angela Merkel. Segundo ela, o Acordo de Minsk, assinado em 2014 entre Moscou e Kiev, deu à Ucrânia tempo para se fortalecer, no caso de um conflito com a Rússia.

Sem esse acordo, Putin “poderia ter esmagado facilmente” a Ucrânia em 2015, disse a ex-chanceler ao jornal Die Zeit.O líder russo se mostrou “decepcionado” com esses comentários. “Isso coloca, obviamente, a questão da confiança. E a confiança é quase zero. E, depois de tais declarações, a pergunta é, claro, a seguinte: como podemos chegar a um acordo? E podemos chegar a um acordo com alguém? E com quais garantias?”, observou. “Talvez devêssemos ter começado tudo isso antes da ofensiva na Ucrânia. Mas, na verdade, contávamos com a possibilidade de chegar a um acordo no âmbito dos Acordos de Minsk”, acrescentou Putin.

*Com informações da AFP

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Lady Gaga deixa recado no Livro de Ouro do Copacabana Palace

Lady Gaga deixou um último recado sobre sua estadia...

Dois pilotos morrem em acidente na Superbike britânica

Um trágico acidente durante uma corrida da Superbike Britânica...

Saiba como é o ‘voto de silêncio’ feito por funcionários do Vaticano para o conclave

Funcionários do Vaticano fizeram nesta segunda-feira (5), o voto...

Desfile da Vitória em Moscou reunirá líderes de 29 países, incluindo Lula e Xi Jinping

O Kremlin anunciou, nesta terça-feira (6), que 29 líderes...