21.5 C
Arapiraca
Sábado, 10 Maio, 2025

Putin propõe nova rodada de negociações com a Ucrânia, mas evita aceitar cessar-fogo exigido por europeus e EUA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs neste domingo (10) a retomada de negociações diretas com a Ucrânia, a partir de 15 de maio, em Istambul, na Turquia. No entanto, o líder russo não respondeu diretamente ao ultimato feito por líderes europeus e pelos Estados Unidos para que Moscou aceite um cessar-fogo completo e incondicional de 30 dias a partir de segunda-feira (12). A proposta de trégua foi apresentada no sábado (10) durante uma visita a Kiev dos líderes da Alemanha, França, Polônia e Reino Unido, que se reuniram com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
O grupo contou com o apoio do presidente norte-americano, Donald Trump, e alertou que, caso a Rússia rejeite ou viole o cessar-fogo, novas sanções econômicas coordenadas entre EUA e Europa serão aplicadas. Putin não mencionou o ultimato em sua declaração oficial feita durante a madrugada, no Kremlin, e concentrou-se em propor a retomada das conversações interrompidas em 2022, “sem nenhuma condição prévia”. O presidente russo afirmou que pretende entrar em contato com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para viabilizar os encontros.
“Propomos iniciar as conversações sem demora em Istambul, no dia 15 de maio. Não excluímos que, durante essas conversas, possamos chegar a algum tipo novo de cessar-fogo”, declarou Putin, que também criticou a “retórica antirrussa” dos europeus e a pressão por meio de “ultimatos”. Desde o início do conflito, em fevereiro de 2022, várias tentativas de negociação fracassaram. O Kremlin continua defendendo que as causas do conflito incluem a expansão da Otan para as fronteiras russas, o apoio ocidental à Ucrânia e a necessidade de proteger populações russófonas no leste do país.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, reforçou a posição russa, afirmando que “é inútil pressionar Moscou” e que a Rússia só considerará um cessar-fogo caso cessem os envios de armas do Ocidente a Kiev. Ele também alertou que uma trégua, nas atuais condições, daria vantagem à Ucrânia, num momento em que “as tropas russas estão avançando”.
Apesar da declaração unilateral de trégua de três dias pela Rússia, a Ucrânia acusou Moscou de violar o cessar-fogo na linha de frente. Não houve, porém, relatos de novos ataques de mísseis russos contra cidades ucranianas nos últimos dias. O chanceler ucraniano, Andrii Sibiga, declarou que um cessar-fogo total por 30 dias, em terra, mar e ar, poderia abrir caminho para negociações de paz. Ele também afirmou que Zelensky e os líderes europeus tiveram uma conversa “frutífera” com Donald Trump sobre o tema.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

A visita dos líderes europeus a Kiev foi vista como uma resposta simbólica às comemorações realizadas em Moscou pelo 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista, que contou com a presença de líderes como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente chinês Xi Jinping. A guerra entre Rússia e Ucrânia é considerada o maior conflito militar em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial e já causou dezenas de milhares de mortes em ambos os países.
*Com informações da AFP
Publicado por Felipe Cerqueira

Leia também

Ucrânia e aliados europeus aprovam criação de tribunal para julgar os principais líderes da Rússia por invasão

Lula reafirma compromisso do Brasil de atuar por uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Flamengo vence o Bahia no Maracanã e dorme na liderança do Campeonato Brasileiro

Após o tropeço contra o Central Córdoba na Libertadores,...

Trump celebra ‘grande progresso’ em nova rodada de negociações comerciais com a China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste...

Backstreet Boys, Jota Quest, Iza e J Balvin são confirmados no festival The Town 2025

A organização do festival The Town anunciou neste sábado...

Flamengo x Bahia: confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Flamengo e Bahia se enfrentam neste sábado (10), em...